SAÚDE: Frequência urinária pode aumentar no clima frio; confira orientações de especialista

Coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera explica por que vontade de fazer xixi aumenta no inverno

Clima frio pode aumentar a sensação de urgência para urinar/DIVULGAÇÃO


Embora o clima frio possa diminuir a sensação de sede em algumas pessoas, a vontade de ir ao banheiro para fazer xixi parece ser uma necessidade constante durante o inverno. De acordo com especialistas, há diferentes explicações para esse fenômeno, principalmente relacionadas às reações do nosso corpo às diferentes temperaturas do ambiente externo, porém, é preciso ter atenção para possíveis casos de infecção e incontinência urinária.


De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professora Rafaela Saviolli, um dos motivos para aumentar a sensação de urgência para urinar tem a ver com a diminuição na produção de suor. "Com o tempo mais gelado, não há a necessidade natural de controlar a nossa temperatura corporal, que, em condições saudáveis, não ultrapassa os 37º. Como suamos menos, a retenção de líquidos é maior e esse volume precisa ser eliminado com mais frequência pela urina", explica.


Nos meses de inverno, o contraste com o clima ambiente também pode estimular a vontade de fazer xixi. "A bexiga pode ser comparada a uma bolsa de água quente e a diferença de temperatura com o local onde o indivíduo está pode provocar a reação do tecido epitelial que reveste esse órgão, aumentando as idas ao banheiro", explica a enfermeira. Nesses casos, a acadêmica orienta o aquecimento do espaço para melhorar os sintomas, mas nunca deixar de tomar água regularmente.

 

INCONTINÊNCIA


"Mesmo com as demandas do dia a dia e o aumento na necessidade de urinar ocasionado pelo clima, o hábito de segurar o xixi por muito tempo pode ocasionar problemas sérios de saúde", alerta a especialista da Anhanguera. O hábito pode desenvolver doenças como infecções bacterianas ou a incontinência urinária -- doença que atinge 30% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipec (Inteligência e Pesquisa e Consultoria).


"Urinar é um ato de defesa do organismo e impede a proliferação ou contaminação de bactérias na bexiga", explica. "Além disso, evitar ir ao banheiro pode alterar a percepção cerebral sobre a capacidade de armazenamento da urina, o que pode provocar a incontinência urinária", completa.


A acadêmica recomenda que qualquer alteração na frequência de micção deve ser notificada à equipe de saúde e que os cuidados devem ser acompanhados por um enfermeiro qualificado. "O profissional de enfermagem é capacitado para atuar na prevenção e no fortalecimento do assoalho pélvico, assim como indicar as melhores intervenções para reabilitação do paciente, por exemplo", finaliza.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET




MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera