SAÚDE: Clima frio pode provocar sensibilidade nos dentes e ressecamento dos lábios; saiba como evitar

Coordenador do curso de Odontologia da Anhanguera faz orientações para evitar problemas na saúde bucal

Clima frio pode aguçar sensibilidade nos dentes e causar outros problemas bucais/DIVULGAÇÃO


Com o ar seco, ventos fortes e clima frio, o quadro da saúde bucal pode ser prejudicado durante o inverno. Nessa época, é comum ficar com a boca e os lábios ressecados, desenvolver sensibilidade nos dentes, além do surgimento de feridas e de aftas. De acordo com especialistas, os meses com temperaturas baixas exigem maior atenção para evitar situações desagradáveis. Alguns hábitos podem prevenir ou tratar dores e incômodos típicos da estação.


Como explica o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professor Ezequiel Ortiz Rosa, uma sequência de fatores relacionados à rotina em dias frios pode acarretar esses problemas. "A água natural, de beber ou de escovar os dentes, fica mais gelada nesse período, o que colabora para o aumento da sensibilidade dos dentes", afirma. "Além disso, algumas pessoas podem sentir a falta de sede ou o aumento da fome, o que pode impactar em relação ao funcionamento estomatognático dos indivíduos", completa.

 

HIDRATAÇÃO


Beber menos água pode se tornar um hábito comum em dias frios, uma vez que o corpo não perde suor para manter a temperatura estável e o cérebro entende que não há a necessidade de reposição de líquidos. Por outro lado, essa atitude, juntamente com outros fatores, como temperatura local, por exemplo, leva ao ressecamento dos lábios, secura da língua, além de provocar a incidência de cáries, mau hálito, doenças gengivais e alterações no organismo.


"A quantidade diária de consumo indicada está na média de 35 ml de água para cada quilo do peso corporal", recomenda o professor da Anhanguera. "Andar com uma garrafinha ou preparar alarmes para se lembrar da hidratação, que deve preferencialmente acontecer aos poucos durante o dia, são alternativas para manter a saúde em geral, principalmente a bucal", completa. Não é recomendado que seja ingerida uma quantidade elevada de água de uma única só vez. "Esse hábito pode ser prejudicial, pois o corpo não consegue absorver esse grande volume elimina a maior parte", complementa.


Em caso de lábios rachados, problema tipicamente relacionado ao clima e à desidratação, o especialista orienta que protetores labiais podem prevenir e tratar o problema. Machucados e lesões, como aftas e feridas, que duram mais de 15 dias são um sinal de alerta. "É importante buscar um diagnóstico com especialista para descobrir as causas dos sintomas e descartar doenças", pontua.

 

SENSIBILIDADE


A dentição também pode apresentar sensibilidade ao entrar em contato com o ar frio, uma vez que a temperatura da boca é a mesma do corpo inteiro. "O efeito é igual ao quando ingerimos algo gelado. Se há algum desgaste no esmalte dos dentes ou traumas em terminações nervosas, é provável que o indivíduo sinta dor", explica o acadêmico.


"Para averiguar as causas desses incômodos, o ideal é procurar por um profissional para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento", orienta. As visitas ao dentista devem acontecer, no mínimo, a cada seis meses, segundo o coordenador. "Os intervalos podem ser indicados em menor tempo, dependendo do caso de cada paciente", completa.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 




FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET:






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET






MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera