MODA: Para não errar mais, descubra o que significam os símbolos das etiquetas das roupas


Para manter a conservação das peças, é necessário ficar atento às indicações do fabricante


As etiquetas das roupas levam muito mais informações do que apenas o tamanho e a marca. Nelas constam símbolos que ajudam na conservação da peça e que, muitas vezes, são ignorados pelo consumidor. Muitos ainda têm o hábito de tirar o adereço dos itens de vestuário logo após a compra. Mas perguntas como: posso lavar na máquina, usar o ferro de passar ou a secadora são frequentes em nossa rotina, por isso é importante conhecer o que cada desenho da etiqueta representa. Para entender melhor esta questão, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, desvenda o que os principais símbolos indicam para prolongar a vida útil das roupas durante o processo de limpeza, sem danificar as fibras.
 

Este símbolo representa a temperatura máxima em que a roupa pode ser lavada. Observe sempre o número indicado dentro da imagem, pois a temperatura pode variar de 30ºC a 95ºC. Na imagem ao lado, por exemplo, a temperatura máxima deve ser de 40ºC. Um traço abaixo indica centrifugação reduzida, dois traços remetem a centrifugação sem torções e quando não há nenhum, a centrifugação pode ser feita normalmente.

 

É preciso ficar atento a esta imagem, pois ela representa a proibição de uso de alvejante, também conhecido como água sanitária. O triângulo sozinho permite o uso de alvejantes e com a sigla "CL" dentro, aponta que pode ser feito o alvejamento com cloro.

Muitas máquinas de lavar oferecem a opção de secagem. Verifique se nas peças de roupa consta a imagem ao lado, pois ela indica que não é permitido a secagem em tambor rotativo. Quando há o mesmo símbolo com pontinhos dentro, sendo um a indicação para temperaturas baixas e dois para temperaturas máxima, auxiliando no uso correto das secadoras, para que os itens não encolham ou tenham as fibras danificadas.

 

As roupas também precisam de atenção ao serem passadas. Etiquetas que contam com um desenho de ferro com pontos indicam as temperaturas máximas que a peça suporta. Ferro com um ponto permite calor de até 110ºC; dois pontos até 150º C; e três pontos para temperatura máxima de 200ºC. Se aparecer um ferro com um X, os itens não podem ser passados.

 

Símbolos com X sempre representam a proibição de algum tipo de produto ou procedimento. Neste caso, a imagem indica que a peça não pode ser limpa a seco e que o uso de solvente para remover mancha não é permitido. O círculo sozinho representa que a lavagem a seco está liberada. Quando conta com a letra "A" dentro, todos os tipos de solventes podem ser utilizados. Com a letra "F" pode ser usado hidrocarboneto e com a letra "P" as peças podem ser limpas com percloroetileno.

 

A figura ao lado recomenda a secagem da roupa em varal. No Brasil, é muito comum secar as roupas ao ar livre, porém é importante se atentar às etiquetas. Existem peças que são mais delicadas e pedem um tipo de secagem diferente, como à sombra, não secar, secar na horizontal sem torcer e secar na vertical por gotejamento.

 

Quando há este símbolo, a recomendação é que seja feita a lavagem manual. Quando há um X, o item não pode ser lavado. Se tivermos uma imagem sem a mão, significa que pode ser lavada manualmente ou por meio de máquinas. E se houver um traço embaixo, quer dizer que é permitida a lavagem reduzida em máquina.

 

Marinês relata que há mais de 40 símbolos destinados aos cuidados da roupa no processo de lavagem, alvejamento, secagem e passadoria. Caso haja alguma dúvida de como lavar as peças, é recomendado levar a uma lavanderia profissional, como a 5àsec, que conta com mais de 500 pontos de vendas em diferentes estados brasileiros.


Sobre a 5àsec: 

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 500 pontos de venda em todo o território brasileiro.

 

Mais informações sobre a 5àsec:
Instagram: @5asecBr
Facebook/5aSecBrasil




SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET



MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera