MODA: Estudo sobre Cores
A MAGIA DAS CORES
A cor é mensageiro poderoso na comunicação da moda, além de ser um item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, pois a cor exerce força psicológica e física. Ela interfere na sua imagem perante as pessoas, e representa a maneira como nos sentimos.
A cor tem o poder de estimular, tranqüilizar, deprimir, atrair ou repelir; ela pode nos trazer poder, prazer e sofisticação.
COLORAÇÃO PESSOAL: UMA NOVA DIMENSÃO
O pintor suíço Johanes Itten, ao observar seus alunos, constatou que eles tendiam a usar nas pinturas cores semelhantes às de sua coloração pessoal (pele, olhos e cabelos). Criou então uma teoria na qual a pessoa deveria usar no seu vestuário cores que repetissem e valorizassem sua coloração.
Suzanne Caygill, estilista de São Francisco, Califórnia, usou por volta dos anos 1940 a teoria de Johannes na moda, organizando as cores em quatro grupos básicos, que denominou de primavera, verão, outono e inverno. Assim nasceu a paleta sazonal. Mas o assunto só ganhou o grande público em 1988 com a publicação de Color me Beautiful, de Carole Jackson, que se tornou um best seller e deu margem a outras teorias além da paleta sazonal.
Quando a pessoa usa a cor que se harmoniza com a sua coloração, a aparência se torna mais iluminada, saudável e rejuvenescida.
Há métodos diferentes de análise de cores além da paleta sazonal. O importante é que a intensidade, o valor e o subtom das cores sejam os mesmos da coloração da pessoa que as usa.
A coloração pessoal é avaliada a partir do tom da pele, da cor dos cabelos e da cor dos olhos. As variações da cor da pele variam de acordo com a quantidade de três pigmentos:
• hemoglobina = vermelho
• melanina = marrom-azulado / marrom-alaranjado
• coratina = amarelo
A coloração pessoal pode ser quente ou fria, dependendo da quantidade desses pigmentos.
AS CORES
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Imagem Reprodução Profa. Jurema Sampaio http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm |
Cores Quentes
Têm o sub-tom amarelo como os vermelho-alaranjado, laranja, amarelo, amarelo-esverdeado, dourado, verde-azeitona, pêssego, ferrugem, marrom escuro, cobre e caramelo. São em geral mais luminosas.
Cores Frias
Têm o sub-tom azulado como os azul, vinho, verde-esmeralda, azul-cobalto, violeta, rosa, Pink e prata. O conceito frio advém da intensidade menor das cores. Em geral, elas são menos luminosas.
O VALOR DA COR OU LUMINOSIDADE
O valor da cor ou luminosidade se refere ao grau de luz ou brilho, que vai do claro ao escuro. É determinado pelo grau de proximidade do preto ou do branco. É considerada de valor alto quando é clara (próxima ao branco) e de valor baixo quando escura (próxima ao preto).
As cores claras passam mensagem de uma pessoa romântica, gentil, informal. As cores escuras transmitem autoridade e audácia. As cores intermediárias são cores clássicas e neutras, entre o masculino e o feminino. A diferença no valor das cores produz o contraste e a ilusão que cria na roupa afeta o visual.
A INTENSIDADE DAS CORES
A intensidade se refere ao grau de pureza ou saturação das cores, ou seja, viva ou opaca. A cor intensa é quando sua gama está bem ativa, pura, facilmente reconhecível e pouco intensa quando está muito misturada.
A temperatura está associada às cores quentes e frias, de acordo com a quantidade de vermelho, azul ou verde nas cores.
Cores primárias são aquelas cujas todas as outras cores são derivadas delas:
1. azul
2. vermelho
3. amarelo
Cores secundárias são misturas de duas cores primárias:
1. verde (azul + amarelo)
2. laranja (vermelho + amarelo)
3. violeta (vermelho + azul)
Cores Complementares:
• cores de alto contraste
• criam efeito dramático
• ficam opostas no círculo das cores
Cores Análogas:
• de baixo contraste
• criam um efeito harmonioso
• ficam lado a lado no círculo das cores
COMBINAÇÃO DE CORES
Tríades / Combinações triangulares
• no círculo das cores forma um triângulo de três partes iguais, composto pelas cores primárias ou pelas secundárias
Monocromáticas
• intensidades diferentes de uma mesma cor
• esquema fácil de ser usado com resultados sofisticados e atrativos.
O conjunto das cores que compõem o visual humano é decisivo para a primeira impressão que enviamos ao conhecer alguém. O equilíbrio entre as totalidades das cores que formam o tipo cromático de cada um - coloração da pele, cor dos olhos e do cabelo - influencia a imagem positiva ou negativa que se forma a respeito de uma pessoa.
Essa idéia é registrada após os primeiros cinco segundos de contato visual, quando é gerada a impressão inicial que se tem sobre alguém. A cor é o primeiro elemento que fornece essa informação, através da personalidade que cada tom possui e que é assimilada a quem a estiver usando.
Por isso, a avaliação do tipo cromático, visando encontrar a identidade visual de cada um, explora a valorização do estilo, harmonizando as cores que melhor representem uma pessoa. Cada cor afeta o nosso tipo cromático e a forma como somos percebidos pelas outras pessoas, porque conceitos psicológicos universais determinam a personalidade de cada uma delas.
A consultoria de imagem avalia a identidade visual do cliente e procura através de entrevistas, identificar entre todos os estilos que existem, casual, exótico, esportivo, a qual esse pertence, traçando o seu perfil de acordo com a sua personalidade e modo de vida particulares.
Encontrado o estilo, passa-se a analisar a coloração de todo o corpo avaliando qual o tipo de pele do cliente. Com a cor do cabelo e a dos olhos, identifica-se o tipo cromático pessoal, comparando-o com diversas cores e assim as tonalidades particulares são encontradas para o uso de roupas, acessórios e tingimento de cabelos.
É preciso sensibilidade para identificar essas cores e o efeito que cada uma provoca na aparência e a somatória de todos esses elementos tanto realça as características de uma pessoa, como pode ser usada para enfraquecer uma imagem.
A MENSAGEM DAS CORES
VERMELHO
• cor da paixão, excitante e estimulante
• personalidade: corajosa, dominadora, firme, dramática, sexy, ativa, extrovertida, apaixonante, impulsiva, agressiva
• ideal para ser usado em datas românticas (cor da energia sexual, atrai paixão, interage com homens, pois transmite confiança) e para falar em público, pois chama atenção
AZUL
• é a cor do respeito, confiabilidade, fidelidade, serenidade
• transmite elevado status social, civilidade, estabilidade, dignidade
• personalidade: sincera, pensativa, comunicativa, calma, pacífica inventiva, honesta, conservadora, atenciosa, paciente
• ideal para ser usado em atividades criativas, pois estimula a fantasia
AMARELO
• cor estimulante, quente, pode fazer aumentar o nível de ansiedade e induzir inquietação
• simboliza o otimismo e está associado ao intelecto; é a cor da iluminação, da expectativa, do dinheiro
• personalidade: receptiva, acessível, alegre, otimista, criativa, extrovertida, ocupada
• ideal para ser usado para vender produtos, pois é alegre e estimulante
LARANJA
• cor energética, audaciosa
• personalidade: calorosa, prática, extrovertida, espontânea
• ideal para ser usado em festas, pois transmite calor e amizade
VIOLETA
Em geral, as pessoas atraídas pela cor púrpura são muito criativas, gostam de lidar particularmente com arte ou filosofia, têm elevado senso de espiritualidade, são pessoas apaixonadas e sonhadoras.
• significa inteligência, tranqüilidade
• inspira nostalgia e romance
• lida com os sentidos e gera paixão
VERDE
• cor relaxante, de comunicação, que rejuvenesce, representa paz e transmite estabilidade
• personalidade: receptiva, aberta, estável, equilibrada, prestativa, leal, doce, responsável, amiga, tranqüila, simpática
• verde claro transmite docilidade
PRETO
• é uma das principais cores da moda contemporânea pela sua versatilidade
• personalidade: pessoa autoritária, audaz, dramática, forte, formal, firme elegante, masculina
• ideal para o primeiro encontro, pois transmite mistério e erotismo; para reunião de negócios, pois transmite poder; passa uma imagem de pessoa dinâmica ao falar em público
BRANCO
• transmite pureza, esperança, confiança, frescor, limpeza
• é o símbolo da entrega, é uma cor de status, da virtude e do altruísmo, traz sensação renovadora e aberta a mudanças
• personalidade: expressiva, artística, inocente, pura, fiel, fria, distante, feminina
CINZA
• neutra, ligada à sabedoria; é a preferida por filósofos, artistas e intelectuais
• cor da eficiência, do refinamento; é uma cor incerta, a cor do medo
• personalidade: calma, conservadora, poderosa, autoritária, confiável, modesta, controlada
• ideal para ser usado em atividades criativas, pois desencadeia o desenvolvimento artístico; em reuniões e almoços de negócios, traz sucesso e força
MARROM
• cor informal, que está associada à humildade e pessoas sem arrogância. É uma cor agradável, neutra, que não transmite muita emoção
• personalidade: confiável, educada, bem-sucedida, estável, perseverante, segura, resistente a mudanças
• cor que tem o apelo da classe alta
ROSA
• tem conotações positivas, é calmante e aconchegante, traz vitalidade juvenil; é a cor universal do amor, mas projeta menos energia do que o vermelho
• personalidade: gentil, afetuosa, romântica, feminina, quieta, artística, apaixonada, acessível, sensitiva, refinada, delicada, doce
• ideal para ser usado em data romântica, pois sugere beleza celestial; e em entrevista de primeiro emprego, pois acalma.
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