MODA: Aramis melhora usabilidade e navegação do e-commerce com a análise ESHOPPER

Diagnóstico de mais de 40 recomendações e análise do front-end fizeram com que a marca implementasse melhorias na jornada de compra no site e no mobile, atingindo grandes resultados no seu comércio eletrônico com a ajuda da ESHOPPER

 

Atualmente a Aramis conta com mais de 90 lojas e presença em torno de 1000 multimarcas. No âmbito digital a loja possui mais de 400.000 visitas mensais, sendo aproximadamente 70% dessas visitas vindas do mobile. Com o objetivo de melhorar a usabilidade e navegação do e-commerce, a ESHOPPER, especialista em análise da experiência do cliente em sua jornada de compra online, realizou uma análise do front-end do site da Aramis e desenvolveu um diagnóstico com mais de 40 recomendações de melhoria para serem implementados no e-commerce.
 

A Aramis passou por um grande momento de reestruturação de operação no e-commerce desde 2019, melhorando questões como sortimento, estrutura do time e logística, crescendo mais de 900% entre 2019 e 2021. No entanto, observou-se uma estagnação em termos de resultados no último ano, sendo assim, tornando necessário a análise de outras verticais de uma operação de digital, como por exemplo a usabilidade e experiência na jornada de compra. Nesse sentido, a Aramis, em conjunto com a ESHOPPER, realizou um trabalho de priorização das melhorias que eram necessárias, ajudando a marca a voltar ao crescimento acelerado dos últimos anos.
 

"O olhar externo de especialistas em UX permitiu que a Aramis identificasse pontos de oportunidades em algumas etapas da jornada do consumidor, possibilitando quick wins para implementação, tornando o ecommerce mais competitivo no mercado", comenta Aline Haeckel, diretora geral da ESHOPPER.
 

Análise ESHOPPER

Aline Haeckel explica que de acordo com a metodologia ESHOPPER foi mapeado mais de 40 oportunidades de melhoria no site da Aramis, em todo jornada de compra, desde a Homepage até o Carrinho e Checkout. "Elencou-se os critérios de maior prioridade e iniciou as implementações das sugestões ESHOPPER, entre elas, melhorias no "flicking" no menu de categorias, mais diversidade de produtos por filtro, mais informações sobre cada peça desde a lista, avaliação de produtos, uso de thumbnails para representar fotos adicionais do produto e clarificar para o cliente qual foto ele deseja ver maior, entre outros", afirma a diretora geral.


 

Exemplo: Antes

Depois


 

Resultados da implementação

Após o acompanhamento dos resultados de antes das implementações e depois (maio) e utilizando Teste A/B, a Aramis obteve resultados incríveis em seu e-commerce:

  • 5,26% de aumento em conversão
  • Aumento de 36% de cliques em filtros
  • Aumento de 15% de interação em imagens
  • Aumento de 126% em Página/Seção

A implementação de apenas alguns dos critérios mapeados pela ESHOPPER trouxeram muitos ganhos para a Aramis. "Oferecer uma melhor experiência de compra faz com que o usuário se sinta mais confortável e seguro para comprar, melhorando KPIs importantes para o e-commerce, assim como ajuda na fidelização do cliente já que os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos com um fluxo de compra sem fricção", finaliza Aline.

 

SOBRE A ESHOPPER

A ESHOPPER surgiu diante da necessidade do mercado de melhorar a experiência do consumidor por meio de uma jornada mais fluída de compra no e-commerce. A empresa proporciona ao mercado as melhores práticas de UX, que de fato vão gerar impacto no desempenho da loja virtual em seus principais KPIs - Taxa de Conversão, Bounce Rate, Tempo Médio por Seção e Página por Seção.



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