GASTRONOMIA: Saúde pelo prato e pelo coração, especialista explica 4 motivos que levam a adoecer e o que fazer para cuidar da saúde por meio da dieta e das emoções


Ter uma boa saúde é essencial para viver bem e o nosso organismo acaba refletindo o nosso estilo de vida e estado mental. De acordo com o farmacêutico homeopata Jamar Tejada (Tejard), da capital paulista, as doenças surgem, principalmente, por questões emocionais.
 

"Quando a pessoa não está bem consigo mesma, ela deixa de se cuidar e abre portas para doenças oportunistas", diz. A metafísica explica que uma causa emocional sempre vai se refletir no físico. Daí, por exemplo, pessoas mais introspectivas ficarem resfriadas com mais frequência ou aquelas que adiam a resolução dos problemas apresentarem doenças cardíacas. "Nosso organismo é a resposta daquilo que a gente vive", fala Tejard.
 

Além disso, o especialista lista outros quatro motivos que levam o organismo a adoecer:
 

1 -- O acúmulo de toxinas: vindas do consumo de frutas e verduras com agrotóxicos, de alimentos naturalmente tóxicos e do estilo de vida. "Tem bebê que nasce intoxicado porque a mãe tinha uma dieta desequilibrada ou porque vivemos em locais poluídos", conta o farmacêutico e homeopata.

2 -- Desnutrição: quando falta algum nutriente no organismo, o efeito ocorre em cascata. "A gente tem que comer bem, de tudo um pouco e moderadamente. Não adianta ingerir muito cálcio, por exemplo, se não tem quem o carregue para que possa desempenhar sua correta função no corpo? Você acaba criando outro problema para o organismo", ensina.

3 -- Estresse: o excesso de energia que uma situação estressante causa desgasta todo o organismo e abre portas para que as doenças surjam.

4 -- Infecções: podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros agentes e demandam atenção especial em seu cuidado e sua prevenção.

"Se eu pudesse dar uma única dica seria 'ame-se'. Somente gostando de si mesmo é possível cuidar do seu organismo de forma plena e adequada", conclui Jamar.

Sobre Jamar Tejada 

Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES), Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM, Pós-Graduação em Formação para Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total - Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008. 
tejard

 


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET




MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Manu Gavassi é a nova embaixadora de Vogue Eyewear

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera