GASTRONOMIA: DORITOS(R) Rainbow lança campanha-manifesto protagonizada por Linn da Quebrada e convida a participação em abaixo-assinado como apoio a comunidade LGBTI+

Em campanha-manifesto, protagonizada por Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, marca quer dar visibilidade às situações cotidianas que a comunidade Trans enfrenta quanto a sua identidade e promove ações que apoiam a mudança de comportamento.

"Se eu tatuasse a maneira como eu gostaria de ser chamada na testa, seria o suficiente para que você me acolhesse do jeito que eu sou?" É pela vivência e voz marcante de Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, que DORITOS® Rainbow, marca de snacks da PepsiCo, lança no final de junho, o movimento #RespeitaMinhaIdentidade.
 

O movimento faz parte da campanha que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas Trans -- um dos grupos mais marginalizados atualmente na sociedade -- e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade.
 

A partir desse contexto, DORITOS® Rainbow traz a campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, que prestou consultoria e curadoria ao projeto. Tocante e potente, o filme foi criado com pessoas Trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade. Para assistir ao filme-manifesto, acesse o link.

 

"Participar de mais uma campanha de DORITOS®️ Rainbow, a segunda consecutiva, mostra como a marca entende que diversidade precisa ser construída também dentro de uma narrativa contínua, com projetos que visem mudanças de médio a longo prazo", destaca Raquel Virgínia, fundadora e CEO da Nhaí!
 

Conquistas da comunidade e o retrocesso do novo RG

A evolução dos direitos da comunidade Trans, como o uso do nome social, reconhecimento da identidade de gênero, possibilidade de retificação de nome no registro civil, retirada da transexualidade da lista de transtornos mentais pela OMS, somam décadas de progresso e, devido a esses avanços, DORITOS® Rainbow quer contribuir com esta trajetória.

 

Em março deste ano foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como "sexo" e "nome de registro". Segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a mudança é excludente para Travestis e demais pessoas Trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

 

Abaixo-assinado
Com o objetivo de dar visibilidade às situações cotidianas que travestis e demais pessoas Trans enfrentam na busca pelo reconhecimento de sua identidade e promover ações pela mudança de comportamento em direção a uma sociedade inclusiva, DORITOS® Rainbow se une à ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) por meio de um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans, a fim de apoiar a Ação Popular no 1008800-39.2022.4.01.3500, criada pela ANTRA, que questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto 10.977/2022.
 

Nas redes sociais, a marca conta com um time de representantes icônicos para o movimento #RespeitaMinhaIdentidade como: @bixarte, @boombeat, @isisbroken, @transtornadaisy, @jonasmariaa, @raquelvvirginia, @leocastilho, @siamese.lg, @cattylares_ e @ transboylife_ que, por meio de suas vivências, convocam seguidores a participarem da causa e do abaixo-assinado. Para se juntar ao movimento, é necessário acessar o site e concluir a assinatura.


"Chamar este time de embaixadores a fazer parte das ações de DORITOS® Rainbow em 2022 é fundamental para uma criação a partir da realidade da comunidade e a nossa aposta para trazer ainda mais força para alcançarmos nosso objetivo: fazer com que, nós, como sociedade, possamos nos mobilizar deixando um legado e promovendo maior inclusão para a comunidade.", reforça Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo.


Outras ações

DORITOS® Rainbow inaugura uma parceria de conteúdo com o podcast Pod Pah, por meio de três episódios com as artistas Linn da Quebrada, Liniker e Urias. Além de dar visibilidade e voz às artistas, a marca busca ampliar a discussão sobre a importância do respeito à identidade de cada pessoa, assim como conquistar mais aliados para a causa.


Ainda ao longo do mês de junho, DORITOS® Rainbow entrou como empresa filiada à Diversity BBOX com a participação na Feira e Marcha Trans, realizada de 12 a 17.06, o apoio de mais uma edição da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, em 19.06, e o patrocínio de mais uma edição do Prêmio Biscoito, em 26.06, primeira premiação no Brasil voltada a artistas e personalidades da comunidade.


As iniciativas fazem parte do posicionamento global da marca "For the Bold", que traduz o conceito de que não há nada mais bold do que ser você, reforçando o respeito e o apoio à diversidade em edição especial do produto, da embalagem à tortilla.


Trajetória e Doações

Desde 2017 DORITOS® abraçou a causa da diversidade, por acreditar na inclusão e na pluralidade, reforçando que todos têm o direito e a liberdade de ser quem são, e, por isso lançou no Brasil, o snack DORITOS® Rainbow, neste mesmo ano. Desde então, essa trajetória junto à comunidade LGBTI+ tornou-se um legado que amplifica ainda mais o orgulho, respeito, amor, liberdade e principalmente direitos das pessoas da comunidade.


Ao longo dessa jornada DORITOS® impactou e assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam mais de R$2,8 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos.


Em 2022, DORITOS® realizará um aporte de R$ 1 milhão para iniciativas da campanha pela comunidade Trans.


Inovação

Junto à campanha, DORITOS® Rainbow lançou o sabor inédito de Mostarda e Mel. A embalagem deste ano conta com as oito cores da bandeira LGBTI+ que aparecem estampadas nas quatros palavras que forçam os direitos mais básicos que a comunidade quer e precisa ter: respeito, amor, liberdade e orgulho. As tortilhas continuam coloridas, chamando ainda mais atenção para a diversidade e representatividade. A edição comemorativa e limitada do produto está disponível nos principais pontos de venda pelo Brasil até durarem os estoques, com preço sugerido de R$5,49 (55g).


FICHA TÉCNICA | CAMPANHA DORITOS RAINBOW®


Anunciante: PepsiCo

Título: DORITOS® RAINBOW

Produto: DORITOS® RAINBOW

Agência: AlmapBBDO

CCO: Luiz Sanches, Pernil

Diretores de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama

Criação: Beatriz de Oliveira Cottet, Raphaella Santos Ogawa, Renata Carignani

Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Faco, Roberta Rivera, Jessica Lopes, Gisella Oyola e Gabriel Chaves

Planejamento: João Gabriel Fernandes, Erika Moulin, Raphael Caffarena, João Victor Cavalcante e Ronaldo Carvalho

Diretora de conteúdo: Christina Mello

Produtoras de conteúdo: Yara Tieppo Meira e Maria Eduarda Monteiro

Estratégia de Conteúdo Digital: Alan Kennedy Silva Alves, Gabriel Diniz e Carolina Gonzalez

Mídia Offline: Luana Gallizzi, Fernanda Zenteno, Angelo Dell'Arciprete, Felipe Benevides e Nathalia Bezerra

Produção audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Paula Buzzi e Vanuza Passos

Head of Creative Technology: Lilian Cavallini

Líder de Projeto: Sabrina Ramiles

Desenvolvedor: Fênix Systems

Produção Gráfica: José Roberto Bezerra e Rose Ribeiro

Arte final: Alexandre de Moraes Paulinetti

Tratamento de Imagem: Estevam Conidi

Revisão: Eliana Pavan

Motion: Sofia Mendes Selles

 

Aprovação Cliente: Cecília Dias, Pedro Goldfarb, Patrícia Nagao, Ana Carolina Castanhe, Lais Pinto

 

Mídia Online | Agência Blinks:

Mídia Online: Carla Di Sarno Assumpção, Vitor Renna e Fernanda Bueno

 

Agência de influência | Agência SUBA

Atendimento Suba: Sandra Mara Zimberkinop, Marilia Madeira e Larissa Duarte
 

Produção Imagem:

Produtora: Iconoclast

Direção: Nico

Direção de Fotografia: Nicholas Bluff

Assistentes de Direção: Camila Freiha, Priscila Trabulsi e Gabrelú

Produção Executiva: Francesco Civita, Pity Lieutaud, Alonso Sperb e Ana Monte

Assistência de Produção Executiva: Camilla Kinker e Lucas Bullara

Coordenação de Produção: André Bauer e Marina Blum

Assistência de Coordenação: Carolina Loureiro, Carol Latorre e Vinicius Gaspar

Pesquisa Criativa: Van Foxter e Nico

Controladoria: Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Beatriz Soares, Everson Martins, Rafael Neder e Viviane Isabele

Direção de Produção: Carolina Guerra

Assistência de Produção: Julia Andrade e Maria Elisa

Direção de Arte: Nídia Aranha

Elenco: Lina Pereira, Aru Macedo, Marvena de Ubuntu, Charm Mone, Beau Costa, Luiz Santos, Juana Chi, Dante Preto e Marcinha do Corintho

Prod. Objetos: Edu Bueno

Figurinista: Maika Mano

Make/Hair: Marcella Leme

Produção de Elenco: Chuck Hoffmann

Coordenação de Pós-produção: Tutu Mesquita e Priscilla Paduano

Assistente de Coordenação de Pós-produção: Letícia Harumi

Montador: Aaron Saiki

Finalizador: João Laion

Pós Produtora: Prodigo Films

Composição: Thiago Siebra

Color Grading: Acauan Pastore

Assistente de ilha/central: Phillipe Cunha

Acessibilidade - Libras: Iguale

Coordenação: Maurício Santana e Murillo Santana

Intérprete: Andréa da Silva

 

TRILHA, EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM:

Produtora: Jamute

Produção Executiva de Som: James Feeler

Direção de Som & Produção Musical: James Feeler e Thiago Lester

Mixagem e Finalização de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti

Coordenação de Som: Juliana Zuppo e Leo Vieira

Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate e Erika Santana
 

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY'S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
 

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite nosso site.




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