ENTRETENIMENTO: Alexandre Alliatti lança Tinta Branca, romance que se passa no interior do RS

"Tinta Branca", de Alexandre Alliatti, acaba de ser lançado pela Editora Patuá

 

Alexandre Alliatti, jornalista criado no Rio Grande do Sul e radicado em São Paulo, acaba de lançar o seu primeiro romance: "Tinta Branca", pela editora Patuá. O livro se propõe a jogar luz em questões como apagamento, racismo e imigração.

 

A história se desenrola em uma pequena cidade do interior gaúcho, onde um jovem imigrante, acusado de roubo, é torturado na praça central – enquanto outro homem, recém-chegado de Porto Alegre, conta com a ajuda de um professor local para entender suas origens.

 

O livro está à venda (R$ 45) no site da Editora Patuá: https://www.editorapatua.com.br/tinta-branca-de-alexandre-alliatti/p

 

Sinopse

Em um domingo de festa, moradores torturam um jovem imigrante na praça central de uma pequena cidade do interior gaúcho. O professor de História de uma escola local se vê diretamente envolvido no episódio enquanto ajuda um homem recém-chegado a entender suas origens. O cruzamento de dois episódios, no passado e no presente, levará o narrador a repensar sua relação com a comunidade, a família e o amor – e a entender que a verdade, mesmo aquela mais íntima, também pode ser forjada por esquecimentos, por memórias apagadas.

 

Biografia

Alexandre Alliatti nasceu em Curitiba-PR, em 1982, e foi criado em Canoas-RS. É formado em Jornalismo pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), onde também cursou Letras. Morou no Rio de Janeiro e atualmente vive em São Paulo. Trabalha como jornalista. É pós-graduado pelo Instituto Vera Cruz no curso de Formação de Escritores. "Tinta Branca" é seu primeiro livro publicado.

 



Texto de orelha, por Juliana Leite, autora de "Entre as Mãos" e "Humanos Exemplares"


Essa é uma história contada com maestria, com ritmo que ora mergulha na investigação, ora emerge passeando como um flaneur por uma cidade do interior do RS. Existe o sabor de vida doméstica, algo imposto por Alexandre Alliatti na construção de um pano de fundo propositalmente acolhedor para as histórias de violência e apagamento que se passam em primeiro plano, infiltradas sem disfarce na vida comum.

 

Tinta Branca expõe aquilo que a escritora e artista Grada Kilomba diz: que o racismo é um problema do branco, uma invenção do branco, aqui revelado em forma de literatura, nas personagens boas e más que desafiam o leitor a medir com o próprio dedo a dificuldade entre essas fronteiras.

 

O leitor tem um livro a um só tempo doce e amargo, sobre amizades, famílias, amor, sobre cidades em que a realidade não precisa coincidir com a verdade. Um livro que oferece um percurso por seres humanos encantadores e desastrosos, afáveis e violentos, misturando as tintas para que persista uma pergunta que pertence ao leitor, afinal: onde estará a verdadeira paz para homens e mulheres comuns?

 

 

Contato com o autor

 

(11) 97120-6401

alexandrealliatti@gmail.com

 

Contato com a Editora Patuá

 

(11) 96548-0190

editorapatua@gmail.com

 



FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !







SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET




MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera