DECORAÇÃO: Bertolucci participa com Ricardo Abreu do projeto do ‘Restaurante 00:00’ na CASACOR São Paulo 2022

Luminárias Pencas marca presença no projeto de 582 m² do arquiteto, em parceria com o restaurante MYK

Da coleção Pencas, a luminária de piso tem design de Murilo Weitz. Da Bertolucci, é inspirada no trabalho do artista plástico brasileiro Tunga. Foto: Renato Navarro. 

O arquiteto Ricardo Abreu, em parceria com restaurante MYK, assina o exclusivo Restaurante 00:00, na 35ª edição da CASACOR São Paulo, que este ano leva como tema o 'Infinito Particular', e acontece de 05 de julho a 11 de setembro, em um dos espaços mais icônicos de São Paulo: o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. O ambiente, com quatro exemplares de luminárias Bertolucci, provoca um olhar estético para espaços esquecidos nos grandes centros urbanos.

A luminária de mesa Pencas, da Bertolucci, tem estrutura de ferro pintado, uma haste central e duas articuladas da onde partem os focos de luz. Foto: Renato Navarro. 

O Restaurante 00:00 é apresentado em parceria com o restaurante MYK, sob o comando da chef Mariana Fonseca, responsável por trazer uma culinária grega contemporânea. Através do grande salão branco de 582m², o visitante é convidado a percorrer 41 ilhas e canteiros vegetais entre mesas feitas em porcelanato especialmente para o espaço - uma referência às Cyclades grega, um grupo de ilhas ao norte do mar Egeu à volta da ilha sagrada de Delos.


A argila é a principal fonte da matéria-prima. Há uma utilização abundante de cerâmicas envelhecidas revestindo as ilhas, bem como nos pisos e paredes. O exagero na combinação de texturas dos materiais reproduz, metaforicamente, as diversas camadas históricas que o espaço acumulou ao longo do tempo. E no meio desta interação de boiseries e tecidos aplicados, tetos sinuosos ou abobadados, as paredes quebradas ressaltam como verdadeiras cicatrizes.


A iluminação foi pensada para valorizar a vegetação que, com suas folhagens avermelhadas, ressaltam no ambiente predominantemente branco. Com desenhos orgânicos, as luminárias da linha Pencas, da Bertolucci, aparecem nas suas versões mesa, piso e pendentes. Dando continuidade à apropriação do espaço abandonado, a presença de um grande morro faz referência a um desmoronamento de terra úmida. Deste morro nasce o bar do restaurante, o ponto alto do projeto.



SOBRE A BERTOLUCCI

A Bertolucci possui 66 anos de tradição fabril, dominando todo o processo produtivo de suas luminárias: do conceito inicial ao projeto. Da montagem do protótipo à sua fabricação. Sem esquecer, claro, de sua comercialização.

Além disso, entre as empresas do segmento, é a única a contar com design 100% nacional, produzido "in situ". "Produzir em casa amplia nossas possibilidades. Se estamos com dificuldades em visualizar uma ideia, tudo o que temos de fazer é desenvolver o ferramental para materializá-la", declara Eneida Bertolucci, que na melhor tradição italiana, aponta a atenção aos detalhes como outro dos pontos fortes da empresa. "Um requinte de acabamento que só a produção artesanal permite", pontua.

https://www.bertolucci.com.br/

 

CASACOR São Paulo 2022

Data: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César                                 

Mais Informações: www.casacor.com

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial


BERTOLUCCI

www.bertolucci.com.br

@bertolucci.iluminacao


RICARDO ABREU

www.ricardo-abreu.com

@ricardoabreuarquiteto




SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET




MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Manu Gavassi é a nova embaixadora de Vogue Eyewear

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso