BELEZA: Os fios do seu cabelo estão elásticos? Aprenda a identificar e resolver essa situação
Como Identificar se o fio está elástico ou ressecado? O tricologista, cabeleireiro e cosmetólogo Tharik Bonomo explica que o cabelo ressecado tende a ficar com as cutículas extremamente abertas, que ocasiona opacidade, já que os fios não refletem a luz, tendem a embaraçar mais do que o comum e surge muito frizz e pontas duplas. Já o elástico teve sua estrutura alterada. Além do efeito chiclete, quando o cabelo encolhe depois de esticado, os fios ficam extremamente finos e podem quebrar facilmente com apenas a fricção de uma escova. Nem sempre o corte químico se mostra visível na hora da aplicação da química nos fios. Ou seja, pode ser que o cabelo se quebre alguns dias depois ou após a próxima lavagem do cabelo. O especialista Tharik Bonomo cita alguns indícios de que seu cabelo está elástico e pode ter um corte químico, confira: - Os fios ficam opacos, ásperos e porosos.
Comece repondo a massa perdida, deixando o cabelo mais rígido e encorpado. Procure por tratamento com um especialista com queratina para reconstruir os fios quebrados para que não quebrem ainda mais. "Opte por produtos, do xampu ao leave-in, com queratina e aminoácidos na fórmula e use-os em todas as lavagens até sentir os fios mais grossos (não se preocupe se ele ainda não estiver macio). Também é preciso ter bastante cuidado na hora de desembaraçar: use um pente de dentes largos e sempre comece pelas pontas." aconselha o tricologista. Faça também uma boa pausa nos procedimentos químicos. Os fios já estão bastante danificados e repetir uma química pode piorar ainda mais a situação. Corte os cabelos para diminuir os danos visíveis. Tirar algumas pontinhas já pode ajudar a melhorar o aspecto. A umectação com óleos vegetais também pode ajudar bastante na recuperação do cabelo. Você pode fazê-la tanto durante o dia quanto à noite, antes de dormir (também conhecida como umectação noturna). "Depois de garantir que o cabelo esteja mais encorpado e nutrido, é preciso tomar os devidos cuidado para preservar a saúde dos fios. Use sempre o protetor térmico antes da escova e da chapinha e jamais os coloque em temperatura muito alta, o protetor térmico é recomendado até mesmo para exposição ao sol. Outra dica é evitar fazer processos químicos muito fortes, como descoloração e alisamento, em um curto espaço de tempo -- no mínimo de três meses é o tempo necessário para o cabelo se reconstruir sozinho. Se for fazer retoques, opte por fazer apenas na raiz para que o comprimento e as pontas se mantenham preservados." finaliza Tharik Bonomo.
Experiência como Cabeleireiro e Maquiador em Jacques Janine. Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar -- FACUMINAS |
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS