SAÚDE: Clima frio aumenta risco de lesões em atividades físicas

Aquecimento antes da prática esportiva é indispensável para acelerar o metabolismo e aliviar a rigidez muscular

Musculatura precisa ser preparada para alcançar amplitude no clima frio/DIVULGAÇÃO


Com a chegada do clima frio, a prática de exercícios físicos se torna mais desafiadora: o corpo exige mais do nosso metabolismo para se manter aquecido e o enrijecimento da musculatura tende a aumentar. Contudo, manter a movimentação e realizar aquecimentos antes de iniciar atividades esportivas é imprescindível para evitar o risco de lesões musculares.


De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Audrei Fortunato Miquelote, os problemas mais comuns deste período do ano são as distensões e os estiramentos nos músculos, principalmente nos membros inferiores (coxas, pernas, tornozelos e pés). "No outono e no inverno, aquecer o corpo torna-se ainda mais importante, já que demoramos para atingir a flexibilidade necessária para a amplitude ideal dos movimentos quando estamos em temperaturas baixas", orienta.


A acadêmica destaca que a frequência cardiorrespiratória ganha ritmo durante os aquecimentos, o que estimula a circulação do sangue e prepara a musculatura para atividades intensas. "Para saber o momento ideal para iniciar os exercícios, basta observar se a respiração e os batimentos do coração. Se estiverem mais altos quando comparados ao período de repouso, então podemos começar", explica a docente. "A preparação deve ser gradativa, para não exigir muito do corpo frio e evitar as chances de lesões e afastamentos", continua.


Para aquecer o corpo, basta separar 10 minutos antes de realizar qualquer esporte. O hábito é capaz de aumentar a mobilidade articular e a velocidade na liberação de energia no organismo, além de proporcionar a troca de oxigênio na hemoglobina e acelerar os impulsos nervosos, que facilitam a movimentação. "Essa etapa é imprescindível para conquistar resultados sem danos para a saúde", completa Miquelote.


Para as pessoas que não se exercitam com frequência, a professora alerta que é preciso estar atento a fatores como o condicionamento físico antes de realizar atividades esporádicas, como em partidas de futebol ou caminhadas no final de semana. "É recomendado conversar com um profissional de Educação Física antes de iniciar essas atividades e, no clima frio ou em áreas abertas, com corrente de vento, importante se proteger com agasalhos para o conforto térmico", finaliza.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso