MODA: ZEGNA apresenta nova coleção SS23


NASCIDO NO OASI ZEGNA

Toda estrada e todo caminho, na Zegna, começa e termina no Oasi Zegna.


 

Idealizado pelo fundador como uma forma de retribuir à comunidade, Oasi Zegna não é apenas um modelo único de consciência social e ambiental, mas também, e de forma mais ampla, um conjunto de valores que, por fim, promove a consistência e a harmonia: entre homens, máquinas e natureza, passado e presente, crença e inovação. Sempre olhando para o futuro, enquanto mantém o controle de nossas raízes.

 

A jornada do Diretor Artístico Alessandro Sartori, uma gramática única que a partir de novas funções cria novas formas e texturas, construindo uma nova linguagem, é igualmente harmoniosa. "Meu trabalho parte de uma pergunta: O que vem a seguir para a alfaiataria? E para as necessidades da vida hoje? A ideia é usar o nosso artesanato como uma ferramenta progressiva, mantendo a sutileza, a atenção aos detalhes, e respeito pelos materiais enquanto experimentando formas que são leves e acabamentos que dão a essas formas uma nova tecnicidade, para principalmente construir uma nova silhueta onde o esforço e a inovação criam um novo estilo para os homens. Fazendo isso, continuamos expandindo e solidificando uma linguagem diferenciada, a linguagem da Zegna." Disse Alessandro

 

Uma sensação de extrema leveza percorre toda a coleção. A ideia do pragmatismo selecionado de workwear e activewear é transformada com a precisão visual de vestir uniforme. O resultado é individual ao invés de conformista, e livre ao invés de restritivo, trazendo a leveza e a liberdade do Oasi Zegna como ambiente para a cidade. As formas são soltas e desestruturadas, mal tocando o corpo: jaquetas com corte de kimono, casacos impalpáveis, camisetas e tops que também funcionam como agasalho. A prega engomada desaparece das calças, que mantém um volume firme e tem formas arredondadas. As bermudas proporcionam maior liberdade de movimento, enquanto os blazers sob medida dispensam a necessidade de gola. Essa nova linguagem, em que o exterior e o interior, camada e subcamada, são subvertidas se deve muito à facilidade das malhas. Pesquisas tecnológicas permitem transformar malha em tecido, criando novas famílias de peças técnicas e extremamente leves. Transparência reafirma a ideia de leveza. Terry é adaptado em ternos que combinam jaquetas e calças. O resultado é uma silhueta fluida, sem esforço, feita de somas imediatas de peças de vestuário destacadas pelo uso do monocromático ou pela sobreposição de tons semelhantes.

 

A leveza é uma questão de materiais e cores: malhas engenheiradas, seda técnica, malhas, nylons emborrachados, lãs, terry, couro emborrachado, vem em uma paleta terrosa acentuada com tons de pó branco, manteiga, rosa empoeirada, mel, vicuna, mocha, nogueira, carvão, enxofre e preto. Intarsia elaborada, jacquards naturais e serigrafias dão movimento a superfícies sólidas. Bolsas extra leves e espaçosas, mocassins de sola maciça e óculos com armação transparente completam os looks.

 

O icônico tênis Triple Stitch™, sucesso global da Maison, expande suas fronteiras e se transforma em uma verdadeira plataforma criativa, estreando uma versão inédita do sapato, desenhada pelo Alessandro Sartori com o Daniel Bailey, o inovador designer de sapatos londrino, fundador da Conceptkicks, também conhecido com Mr. Bailey. A colaboração dos dois criativos, baseada em um processo único de criação de calçados, é uma experiência inigualável onde materiais de luxo combinam perfeitamente com realizações atuais.

 

Além disso, o espírito abrangente da Zegna está incorporado no Oasi Cashmere: Oasi Zegna se torna um emblema para representar o caminho da marca para a rastreabilidade, na medida em que seus valores dão consistência, materialidade tátil e profundidade aos tecidos cultivados e a partir de uma paixão pela excelência e amor pela a beleza da natureza e a harmonia geral que só um desenvolvimento responsável pode garantir.

 

O desfile será apresentado em tempo real no telhado da histórica fábrica de lã Lanifício Zegna, e globalmente transmitido simultaneamente, oferecendo ao público acesso sem precedentes à passarela, através de diversas câmeras possibilitando diferentes visualizações simultâneas. A ideia é oferecer algo que nem mesmo o público presente pode ter, tornando a experiência online tão envolvente quanto o desfile presencial.
 

A inovação é primordial para Zegna, e começa no Oasi.

 

OASI ZEGNA

Nosso caminho para o amanhã começou com uma visão e um sonho que nosso fundador teve, acendendo um legado de proteção ambiental e sustentabilidade que dura por mais de 110 anos. Antes mesmo da palavra ecossistema ser amplamente conhecida, Ermenegildo Zegna começou a criar o ecossistema hoje conhecido como Oasi Zegna. Ele intuitivamente reconheceu que os tecidos complexos que sua fábrica produzia eram um reflexo do propósito maior do Grupo Zegna. No entanto, sua visão foi além da indústria, dedicando-se ao meio ambiente e à paisagem local e ousando lançar um extenso projeto de reflorestamento na encosta árida em torno de sua fábrica nos Alpes Biella, norte da Itália.

 

ÁRVORES

Desde 1930, os 100 km2 do Oasi Zegna, onde o fundador plantou mais de 500.000 árvores, tem sido a casa da Floresta Zegna, uma floresta que é gerenciada ativamente para mitigar as mudanças climáticas e restaurar sua paisagem. Desde 2020, nós começamos o reflorestamento com mais de 20.000 espécies indígenas, como faias, abetos e lariços.

Além disso, Oasi Zegna vai se espalhar pelo mundo com pequenas Florestas Zegna. A partir de 2023, 10.000 árvores vão ser plantadas e cultivadas em todas as cidades onde a Zegna abrir ou realocar suas boutiques operadas diretamente.

 

ÁGUA

Um sistema de filtragem recentemente instalado na Fábrica de Lã Zegna suporta a purificação de Ozônio para recuperar até 25% das necessidades de água industrial da fábrica, levando a uma economia de água considerável para o ecossistema.

 

ELETRICIDADE

Painéis solares no telhado da Fábrica de Lã Zegna produz 170MWh/ano de eletricidade para autoconsumo, economizando cerca de 55Ton CO2eq/ano, equivalente à emissão média de 17.300 carros percorrendo os 26Km da Panorâmica Zegna.

55Ton

 

Créditos: Cortesia da ZEGNA

Diretor Artístico, Alessandro Sartori



 

SOBRE A ZEGNA

Inspirada em nosso fundador visionário, Zegna segue seu próprio caminho pela estrada que Ermenegildo construiu há mais de 110 anos nas montanhas do Piemonte, norte da Itália. A sua estrada 232, atravessando os 100 km2 de território natural Oasis Zegna em torno da fábrica de lã, tornou-se uma abstração gráfica e significante da identidade da marca Zegna, onde a história é expressa no nome da família do fundador. Estabelecida como fabricante de tecidos, a Zegna é reconhecida internacionalmente como uma marca líder global de moda masculina de luxo e parte do Grupo Ermenegildo Zegna. Gerenciado por Gildo Zegna como presidente e CEO, o Zegna Group projeta, cria e distribui roupas masculinas e acessórios de luxo sob a marca Zegna e roupas femininas, masculinas e acessórios sob a marca Thom Browne para mais de 500 lojas, das quais, em 31 de dezembro de 2021, 297 DOS (dos quais 245 Zegna e 52 Thom Browne), em 80 países ao redor do mundo, permanecendo comprometidos em alavancar sua rica herança para construir um presente e um futuro melhores.





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