MODA: Varejo comemora o frio prolongado que impulsiona as vendas

As baixas temperaturas por períodos mais longos têm sido positivas para o comércio de roupas e artigos de inverno

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX

Foto: Divulgação


As recorrentes frentes frias que atingem o país, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, têm elevado o desempenho das vendas de vestuário e artigos de Inverno. É o que revela a enquete da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa mais de 110 marcas do varejo de moda do país.


Enquanto nos últimos anos as varejistas anteciparam as liquidações da coleção de Outono/Inverno ainda em maio, para melhor gestão do estoque, este ano será diferente diante da demanda aquecida.


Segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, "a alta nas vendas registrada em abril, se mantém com as baixas temperaturas e em combinação com as datas comemorativas, o que fez com que os presentes do Dia das Mães e do Dia dos Namorados privilegiassem os itens de inverno", destaca.


Na enquete feita pela ABVTEX, as vendas de maio/22 em relação ao mês anterior (abril/22) foram superiores para 94% das redes de varejo consultadas. No comparativo com o mesmo período do ano passado (maio/21), 100% das marcas apontaram desempenho melhor.


O fato de que os dias mais frios coincidiram com datas comemorativas importantes, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, evidencia o resultado da enquete junto aos varejistas de moda em que 94% confirmam o desempenho melhor das vendas no Dia dos Namorados, tanto na comparação com a mesma data em 2021, quanto em 2019 (o ano de 2020 não é base comparativa devido ao fechamento do comércio por conta da pandemia).


Lima sinaliza que houve crescimento no 1º trimestre do ano e que o fechamento das vendas do 1º semestre deve ser positivo para o setor. "Neste sentido, o varejo espera manter este desempenho no segundo semestre mesmo diante de pontos de atenção, como os impactos de abastecimento na cadeia produtiva devido aos custos logísticos e de matéria-prima, a inflação e aumento da taxa de juros."


Ele aponta ainda outra variável do 2º semestre: "temos a Copa do Mundo ocorrendo no fim do ano, cujos dias de jogos - em que há circulação reduzida de pessoas - se mesclam com um período importante para o varejo, que é a Black Friday".


Sobre a ABVTEX

 

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente.







SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS



INSCREVA-SE NOS CANAIS DO YOUTUBE:









SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS


MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera