GASTRONOMIA: Comidas típicas de festas juninas podem afetar a saúde bucal

Coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera fala sobre cuidados com os dentes em comemorações juninas

Comidas típicas da celebração devem ser consumidas com moderação/DIVULGAÇÃO


O cardápio das festas juninas do Brasil é tradicionalmente repleto de opções ricas em açúcares: maçã do amor, pé de moleque, cocada, arroz-doce, entre outras delícias que, embora saborosas, podem colocar em risco a saúde dos dentes. Em excesso, essas comidas criam o ambiente ideal para proliferação de bactérias, que produzem ácidos que danificam o esmalte dos dentes e causam cárie. Especialistas recomendam cuidados nessas comemorações.


De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Capellato, a acidificação na boca começa a acontecer cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar o bem-estar. "Para participar das celebrações sem danos dentais, é importante ter moderação com as guloseimas, principalmente no caso de crianças, que também podem desenvolver problemas como gengivite e acúmulo de placas", afirma.


Durante o evento, a dentista recomenda que os convidados bebam água constantemente, para aumentar o fluxo salivar, e evitem a combinação de doces com refrigerantes, que alteração os níveis de ácidos na boca e promovem a descalcificação do esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo. A hidratação irá impedir, também, o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como o vinho e o quentão.


Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção nessas ocasiões. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar braquetes e atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos. "Alimentos pegajosos também representam um risco nesses casos, porém, com cuidado e atenção na hora de mastigar, é possível aproveitá-los sem problemas", considera.

 

SAÚDE INFANTIL


Crianças com até 6 anos, que ainda possuem dentes de leite, precisam da supervisão de pais ou guardiões no momento quando forem participar das comemorações de junho ou julho. "Como os pequenos ainda não atingiram a maturação completa da dentição, estão mais vulneráveis à degradação", afirma a coordenadora. "Os responsáveis devem acompanhar a alimentação e a limpeza dos dentes dos seus filhos e, caso necessário, repetir a escovação", completa.


Segundo a professora, todos devem realizar a assepsia completa após os arraiais, com pasta de dente e fio dental. "A higiene é o que irá impedir que haja inflamação nas gengivas e que outras doenças surjam na boca, como a periodontite e a gengivite", completa. Em casos de cortes e fraturas, é imprescindível visitar um dentista o mais rápido possível.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 



SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS







MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso