ENTRETENIMENTO: Teatro Sérgio Cardoso apresenta duas sessões da ópera Pagliacci




O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerido pela Amigos da Arte, apresenta duas sessões de ópera Pagliacci nos dias 25 e 26 de junho, sábado, às 20h; e domingo, às 17h

Pagliacci, ópera trágica em dois atos de Ruggero Leoncavallo (1858-1919), teve sua estreia mundial em 21 de maio de 1892 no Teatro dal Verme, em Milão (Itália). A ópera tem um prólogo (Si può?), onde um ator vem alertar o público: o que eles vão ver não será uma série de palhaçadas, e sim coisas da própria vida. Mas não se assustem: eles apenas fingem o verdadeiro. 

A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o Palhaço principal anuncia o espetáculo, do qual sua mulher é a estrela. Adverte que na peça ela pode ser cortejada, mas na vida real a coisa seria diferente. Acontece que ela tem como amante um aldeão do lugar. Os dois se encontram e combinam de fugir naquela noite, mas são descobertos pelo marido. Vendo-se traído, ele entra em desespero e jura vingar-se (Vesti la giubba). 

Durante a representação, o Palhaço começa a confundir a comédia com a vida real e se descontrola passando do fingimento à realidade: ele mata a mulher e, em seguida, o amante, que veio socorrê-la. Depois anuncia ao horrorizado público: "A comédia acabou!"

Ficha técnica
Nedda/Colombina (Soprano) - atriz e mulher de Canio: Thayana Roverso 
Canio/Pagliaccio (Tenor) - chefe da cia. de teatro: Alan Faria (dia 25/06) e Lucas Melo (dia 26/06) 
Tonio/Taddeo (Barítono) – comediante: Rodolfo Giugliani 
Peppe/Arlecchino (Tenor) – comediante: Aníbal Mancini 
Silvio (Barítono) - um camponês: Vinícius Atique 
Orquestra Sinfônica de Santo André: Direção Musical e Regência: Mto. Abel Rocha
Madrigal Vivace de Jundiaí: Direção Artística e Regência:  Vasti Atique
Direção Cênica: André di Peroli
Direção Geral e Artística: Paulo Abrão Esper

Serviço
Pagliacci
Dias 25 e 26 de junho, sábado, às 20h; e domingo, às 17h
Local: Teatro Sérgio Cardoso - Sala Nydia Licia
Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo (SP)
Capacidade: 819 lugares e 8 espaços de cadeirantes
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos 
Ingressos: Entrada Gratuita. Retirada de ingressos através do sistema Sympla.

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

Redes Sociais TSC
Instagram | Facebook | Site  




SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS





MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso