ENTRETENIMENTO: IMS promove bate-papo online com a artista Val Souza

O bate-papo acontece na próxima quarta-feira (6 de julho), às 18h. As inscrições para a edição do prêmio deste ano estão abertas até 17 de julho.


Detalhe da obra Vênus (2021), de Val Souza, concebida com apoio da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS.


Na próxima quarta-feira (6 de julho), às 18h, a ZUM, revista de fotografia do Instituto Moreira Salles, promove uma conversa online com a artista Val Souza. Ela apresentará o seu trabalho inédito Vênus, realizado com a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2020. O bate-papo gratuito será transmitido ao vivo pelos canais de YouTube e Facebook da ZUM, com interpretação em Libras.
 

A artista comentará o processo de elaboração da obra, um painel composto por cerca de mil imagens, que combina autorretratos com representações de mulheres negras ao longo da história. O trabalho, que agora integra o acervo do IMS, discute os padrões de beleza e a agência das mulheres retratadas.
 

"As histórias e as imagens de mulheres negras me interessam para entender quem eu sou, de onde eu venho e como é que as coisas acontecem para mim", comenta Val, em entrevista ao site da ZUM. Ainda sobre a obra, afirma: "A beleza é um lugar de poder e isso me interessa muito. Como se dá essa relação de poder nessas imagens apresentadas? [...] A própria ideia de Vênus também é uma construção. Qual é o lugar dessa Vênus à brasileira? Como é que essa Vênus se constrói dentro do Brasil e quais são as características que essa Vênus tem?".
 

As inscrições para a edição da Bolsa deste ano estão abertas, sendo possível se candidatar até 17 de julho. Serão selecionados dois projetos inéditos em diversas vertentes do campo da fotografia, sem restrição de tema, perfil ou suporte. Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, destinado ao desenvolvimento dos projetos. As pessoas contempladas terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da ZUM.

 

Serviço

Live com Val Souza
6 de julho (quarta-feira), às 18h
Transmissão ao vivo nos canais de YouTube e Facebook da ZUM
Nas duas plataformas, haverá interpretação em Libras. No Facebook, o recurso de legendas também estará disponível
Evento gratuito
 

10ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS
Inscrições abertas até 17 de julho
Acesse o edital e o formulário de inscrição disponíveis no site da ZUM
 

Sobre a artista

Val Souza (São Paulo, 1985) vive e trabalha entre Salvador e São Paulo. Licenciou-se em pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e fez mestrado em dança pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha com performance e seus desdobramentos desde 2012. Sua prática inclui fotografia, dança, teatro, vídeo e instalação e tematiza a exploração da autoexposição e da subjetividade.
 


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






SAIBA COMO GANHAR DINHEIRO NA INTERNET




MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera