Dia dos Namorados: Vitrinismo e o aumento das vendas

Vitrines com imagens que geram boas sensações são responsáveis por atrair clientes


Aproximadamente 90% das informações que obtemos entram pelos olhos e por despertar o desejo de compra do cliente por meio de estímulos visuais, o vitrinismo faz parte das principais estratégias de venda. Em datas comemorativas, a disputa por vitrines mais atrativas aumenta, destacando-se as vitrines mais criativas e com as melhores disposições dentro do nicho, sendo iluminação e decoração dois dos principais pontos para o sucesso da vitrine.

 

Montar vitrines temáticas é o segredo para mostrar às pessoas que você tem o que elas procuram. A comunicação visual é fator decisivo, ou seja, é preciso saber como expor os produtos de forma atrativa e, ao mesmo tempo, com um visual que seja condizente com a sua marca.

 

"Uma boa vitrine precisa de elementos que transmitam a essência da marca e, ao mesmo tempo, consiga reverter em vendas, causando impacto no consumidor antes mesmo dele entrar na loja", destaca Felipe Dias que está a frente da Studio Said, agência com proposta de comunicação voltada ao marketing humanizado.

 

Datas comemorativas são indispensáveis para obter grandes oportunidades no varejo. Segundo uma pesquisa feita pela empresa NielsenIQ, os brasileiros pretendem investir mais em presentes para o Dia dos Namorados, a expectativa para 2022 é de que o valor gasto entre as pessoas tenha um aumento de 74% em relação a 2021.

 

A maioria das pessoas ainda não sabe exatamente o que comprar para presentear, então, neste contexto, a vitrine fará toda a diferença, atraindo os clientes a fim de demonstrar que a loja tem a solução para o que precisa A criação dessa atmosfera temática aumenta o interesse do consumidor.

 

O Dia dos Namorados está chegando e já conseguimos observar algumas mudanças nas vitrines e nos ambientes. Vale a atenção e o cuidado para não exagerar e chamar a atenção de maneira negativa.

 

É importante não deixar que a decoração, enfeites e luzes ofusquem os produtos. A vitrine faz parte do visual merchandising e é a porta de entrada da sua loja, se for sobrecarregada com muitos produtos e informações, pode confundir ao invés de ajudar na decisão de compra. Os detalhes devem atrair e levar os olhares aos produtos com um aspecto limpo e sem poluição visual.

Mesmo que temática, a vitrine não pode deixar de reforçar o estilo e passar a mensagem da marca. Amostra do que cada loja pode oferecer, o visual da vitrine deve ter elementos decorativos da data que se harmonizem com estilo e com cores.


 

"É importante não exagerar no que for exposto a ponto de causar poluição visual na apresentação; lembre-se que o equilíbrio é um aliado. Utilize cenários, banners, placas de PVC plotada, tecidos, entre outros. O objetivo é destacar o seu produto e proporcionar uma experiência única e marcante ao seu cliente", ressalta Dias.

A organização da loja também é importante para passar a mensagem desejada, o visual é importante desde a vitrine até o momento de saída do cliente. Criatividade e decoração refinada trazem originalidade.


 

"Embora não seja interessante que uma vitrine fique mais que 30 dias com os mesmos elementos, não existe uma regra definida em relação ao tempo que a vitrine deve ficar exposta. Mas quando se trata de datas comemorativas, é de extrema importância que a tematização seja retirada assim que a data passar", conclui Dias.
 


 

Felipe Dias, bacharel em Arquitetura e Urbanismo, com vasta experiência em publicidade e marketing, está à frente da empresa Studio Said, onde mescla sua bagagem e compartilha mensagens por meio da Publicidade, inserindo toda proposta de comunicação voltada ao marketing humanizado, gerando valor para a marca tanto no ambiente offline quanto no online.


 

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