DECORAÇÃO: Renato Mendonça se inspira em memória afetiva da infância para reforma de seu apartamento em São Paulo

Contando com peças de mobiliário vanguardistas e referências pessoais, o arquiteto transformou o espaço de 65 m² onde vive na capital

O piso pronto de madeira maciça Tauari Du Lait, da Akafloor, faz uma elegante composição com o resto da paleta minimalista da sala de estar. Foto: Evelyn Muller.

Na sala de TV, coleção de cabeças de cerâmica de Cida Lima, uma obra de Nazareno, além de uma luminária de 1960 garimpada na Filter Mobiliário. Foto: Evelyn Muller.

Há poucas coisas na vida que se equiparam com a sensação de aconchego e segurança que sentíamos na casa de nossos pais quando crianças. Apesar de desafiador recuperar esse sentimento conforme os desafios da vida adulta vão nos atravessando, ainda existem alguns pequenos truques que nos permitem resgatá-lo em nossa rotina diária: como, por exemplo, uma repaginação de interiores.

 

Foi seguindo essa ideia que o arquiteto Renato Mendonça se inspirou para realizar a reforma do apartamento de 65m² onde mora há 18 anos em São Paulo - época em que deixou São José do Rio Preto rumo à capital para estudar. O intuito era criar um projeto de vida a longo prazo, mas com o início da pandemia e a revolução que ela causou no lifestyle contemporâneo, incluindo a implementação do trabalho home office, o profissional percebeu que precisava de uma mudança geral para atender suas novas necessidades e foi buscar referências em seu passado para poder narrar a nova fase. 

A sala de jantar, que divide espaço com o living, ganhou um teto elaborado com um painel de madeira com frisos, além de peças de design assinado. Foto: Evelyn Muller.

O piso pronto de madeira maciça Tauari Du Lait, da Akafloor, também foi usado nos quartos e lavabo do apartamento, conferindo unidade entre os espaços. Foto: Evelyn Muller.

Acolhedora e cheia de carga afetiva saindo da curadoria de peças de design e mobiliário, a arquitetura da morada conta uma nova história ao mesmo tempo que abre caminho para outras serem escritas. Materiais e texturas que conferem elegantes contrastes foram usados na execução do projeto, como o concreto aparente nas colunas e vigas, o tijolinho pintado de branco, além do piso pronto de madeira maciça Tauari Du Lait, da Akafloor, presente em ambientes como o living, quartos e até mesmo lavabo.

 

Na master suíte, por sua vez, um show à parte: o forro de madeira, que compõe o teto, cria uma sensação de continuidade e unidade ao descer pela parede e encontrar-se com o painel de cabeceira - desenho do próprio arquiteto executado em couro.

 

"Tudo na minha casa tem um porquê, todas as escolhas me trazem uma memória interessante. Mas acho que uma história nova sempre pode ser escrita, isso me motiva mais em mudar o lugar onde eu vivo", reflete, por fim, o arquiteto.

 


SOBRE A AKAFLOOR

 

Localizada em São João del-Rei, Minas Gerais a Akafloor está entre os três maiores mercados consumidores do Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa produz há mais de uma década pisos prontos de madeira desenvolvidos a partir de madeira de reflorestamento, garantindo qualidade, elegância e a sustentabilidade dos seus produtos. Conta ainda com uma filial nos Estados Unidos,

responsável por atender o mercado norte-americano e Europeu.| +55 (32) 3371-1000 |+1 (856) 236-9957.

 

Para saber mais sobre os revestimentos de madeira maciça da Akafloor, acesse: www.akafloor.com.br ou visite a página da marca no Instagram: @akafloor_oficial.

 

 


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






MAIS ACESSADAS NO SITE::

MODA: Bruna Marquezine aparece com novas cores do PUMA Mayze

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Supermodelo brasileira Lais Ribeiro usa óculos da Carolina Herrera