BELEZA: Sustentabilidade nos salões, tendência que veio para ficar


Alinhado com a importância de ser ambientalmente sustentável, salão de beleza de Ribeirão Preto aposta em alternativas que vão de toalhas biodegradáveis ao uso de energia fotovoltaica

 

Acostumado a lidar com a constante mudança nas tendências de cortes, colorações e tratamentos de beleza para os cabelos, que mudam a cada estação, o salão Shampoo Eliane e Rafael Pavini, de Ribeirão Preto, também está atendo às transformações comportamentais sociais e ambientais, especialmente aquelas voltadas ao cuidado com o meio ambiente, cujo Dia Mundial foi celebrado no último domingo (05/06).

 

De maneira gradativa, o salão tem dinamizado suas estratégias nesse sentido, adotando mudanças nos processos e incorporando tecnologias que permitem incrementar a sustentabilidade do negócio. Depois da troca das tradicionais toalhas e capas pelas descartáveis e biodegradáveis - reduzindo o consumo de água e energia elétrica na lavagem, sem impacto ao meio ambiente -, e do uso mais consciente dos aparelhos de ar-condicionado - acionados apenas em períodos de calor excessivo -, substituídos por portas e janelas abertas com circulação de ar natural, o salão investiu na instalação de sistema com placas de energia fotovoltaica para a geração de energia solar.

 

"O crescimento do uso desse tipo de energia no setor empresarial está diretamente ligado a posturas de compromisso ambiental no elo entre a preservação dos meios de produção e a garantia de melhor qualidade de vida às gerações futuras", comenta a hairstylist Eliane Pavini, proprietária do salão.

 

De acordo com empresária, o projeto prevê a geração mensal de 3.400kwh de energia e o custo/benefício da relação entre investimento e o impacto ambiental é excelente. Antes das placas fotovoltaicas, o salão já utilizava lâmpadas de maior eficiência energética, além de atuar com conscientização sobre o descarte correto de lixo e priorizar o uso de produtos mais naturais, orgânicos e livre de amônia. "Sustentabilidade vai além de tendência. É uma nova consciência necessária para o planeta e para todos os tipos de vida na Terra. Com cada um fazendo sua parte, os benefícios serão globais", finaliza Eliane Pavini.

 

SOBRE ELIANE PAVINI

Eliane Pavini é proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini, salão localizado no bairro Boulevard, em Ribeirão Preto. Tem 39 anos de profissão - com formação nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras. É técnica homologada da marca holandesa de produtos profissionais para cabelos Keune - única em Ribeirão Preto. Faz parte também da Intercoiffure Mondial - Associação Internacional de Mestres Cabeleireiros (entidade que qualifica profissionais como os melhores do mundo). Já participou de vários eventos, entre eles, o Trend Conception, Exposição fotográfica "Dancefloor Feelings", realizada pela Intercoiffure, em Campinas e Ribeirão Preto; Hair Brasil, além de feiras internacionais na França, Alemanha, Bélgica, Argentina, Holanda e Itália. É embaixadora no Brasil do projeto social internacional Education For Life, da Intercoiffure Mondial.

 

O Shampoo Eliane e Rafael Pavini fica na Rua Floriano Peixoto, 1471, no Boulevard, em Ribeirão Preto (SP). Telefone (16) 3610-2240.

 





SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS






MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso