BELEZA: 3 dicas caseiras para não desidratar pele e cabelos no inverno


O clima frio e o ar seco fazem com que a camada mais externa das células da pele encolha, o que prejudica a ação das proteínas que fazem a barreira cutânea -- responsável por não deixar que penetre agentes externos na pele e no couro cabeludo.
 

O farmacêutico homeopata Jamar Tejada da capital paulista, explica que quando essa barreira é quebrada a pele fica seca e sujeita à descamação e afeta principalmente algumas áreas como como as bochechas e as mãos, dando aquele aspecto de descuido durante o inverno.
 

Além disso, a queda dessa proteção natural aumenta o risco de sensibilidade, irritação e processos inflamatórios que podem ser mais graves, por isso vale o alerta: "Hábitos errados no inverno também podem piorar a qualidade da pele e do couro cabeludo, mas dá para evitar", diz Jamar.

  • Cuidados com os banhos demorados e muito quentes: a água em alta temperatura retira a oleosidade e favorece o aparecimento da dermatite seborreica, inflamação da pele caraterizada por descamação (no couro cabeludo, a popular caspa, por exemplo).
  • Bucha não: Esfregar em excesso a pele do corpo com buchas também agride demais os tecidos e resseca ainda mais.


Para minimizar os efeitos dos dias frios o farmacêutico revela três receitinhas interessantes para fazer em casa e ainda deixa a dica: "Em todos as receitas pode ainda acrescer algumas gotas (de 10 a 20 gotas) de óleo de copaíba, rosa mosqueta, calêndula e semente de uva, que além de hidratar possuem propriedades antioxidantes de proteção e inibição de agentes externos como fungos e bactérias", afirma.


Creme caseiro para pele ressecada

  • 1 xícara de coco ralado
  • 1 colher de aveia
  • 1 copo de leite morno

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme uniforme e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água.


Máscara para cabelo seco

• 1 abacate

• 2 colheres de chá de suco de limão (para cabelos loiros)

• 2 colheres de chá de vinagre de maçã (para cabelos escuros)

• 1 litro de água

Esmague bem o abacate e aplique-o nos cabelos e no couro cabeludo, massageando vigorosamente durante 5 minutos. Coloque uma touca plástica para aquecer. Lave com shampoo não alcalino. Adicione as 2 colheres de chá de suco de limão (cabelos loiros) ou as 2 colheres de chá de vinagre de maçã (cabelos escuros) a 1 litro de água para a lavagem final. Seque bem com a toalha.


Para se livrar das caspas

  • 1 colher (sopa) de sálvia
  • 1 (sopa) de alecrim
  • 1 xícara de água fervente

Misture tudo, deixar esfriar e aplique no couro cabeludo. Faça este tratamento antes de passar o xampu.
 

Sobre Jamar Tejada 

Farmacêutico graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), Pós-Graduação em Gestão em Comunicação Estratégica Organizacional e Relações Públicas pela USP (Universidade de São Paulo), Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela (FAPES), Pós-Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM, Pós-Graduação em Formação para Dirigentes Industriais com Ênfase em Qualidade Total - Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-(UFRGS) e Pós-Graduação em Ciências Homeopáticas pelas Faculdades Associadas de Ciências da Saúde. Proprietário e Farmacêutico Responsável da ANJO DA GUARDA Farmácia de manipulação e homeopatia desde agosto 2008.
tejard

 





SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS





MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Tricot é tendência para 2022; saiba como usar e fazer looks arrasadores

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso