501(R): o número que mudou tudo

Na véspera dos 150 anos da invenção do primeiro par de jeans pela Levi's, marca mostra como a calça 501® está sempre evoluindo, seja no estilo seja na cultura, e celebra seus 50 anos no Brasil


Encontro de gerações: a influenciadora Catarina Gavassi e o pai, o radialista Zé Luiz, são dois dos escolhidos para a campanha brasileira do 501® Day com 50 anos da marca no BrasilFoto: Igor Reis

 

A Levi's® entrou na contagem regressiva para a comemoração de 150 anos do icônico e pioneiro modelo de jeans, a 501® Original. A calça é um dos itens mais atemporais da moda, com fãs no mundo inteiro, e componente importante dos momentos mais simbólicos da cultura pop. E, sobretudo, é o molde a partir do qual surgiu o jeanswear, unindo os botões de metal, o corte reto e os tradicionais cinco bolsos. Mas, com base em suas marcas registradas, a 501® evoluiu continuamente de acordo com os movimentos culturais e de estilo. Exemplo disso é o lançamento, neste ano, de versões contemporâneas de calças e shorts jeans femininos batizados de 501® 90's, tendo o conforto e o resgate da estética do fim da década de 90 como referência.

 

A 501® pode ser tanto símbolo de rebeldia quanto item essencial de um guarda-roupa casual, o que reforça o status do modelo como ícone permanente de moda. Por ter os mais diversos significados para várias tribos e estilos, a 501® Original é como uma tela em branco para a autoexpressão. Mas a principal mudança trazida pela peça foi um novo modo de como pensar as roupas: a 501® mostrou que era possível um único item de vestuário ser a referência do jeito de ser de alguém. Nos últimos quase 150 anos, foram vistas inúmeras formas de transformar a peça em algo que distingue diversos estilos, expondo a atemporalidade, a versatilidade e o potencial criativo trazido pela ruptura que a 501® propôs ao vestir.

 

Essa história começou a ganhar corpo em maio de 1873, quando a Levi Strauss & Co. recebeu oficialmente a patente pela invenção de roupas de trabalho reforçadas com rebites, feitas do tecido sarjado conhecido como blue denim. Mesmo se só foi batizado com o tão conhecido número anos depois, assim nasceu o primeiro par de jeans, base para todos os outros modelos feitos desde então, e que é celebrado pela marca no dia 20 de maio, no 501® Day, também conhecido como Dia Mundial do Jeans. O que começou como uma peça utilitária para trabalhadores se tornou uma das roupas mais emblemáticas já feitas, que sempre leva sua história em direção ao futuro.
 

Neste ano, o 501® Day é ainda mais especial para a Levi's®: o Dia Mundial do Jeans acontece perto do aniversário de 50 anos da marca no mercado brasileiro. Pensando na força simbólica da data e na proximidade com outro marco significativo para a empresa, a Levi's® vai realizar a campanha local "Carregando Novas Histórias". O projeto comemora as cinco décadas da etiqueta no Brasil como um acontecimento que também é o começo de uma história que está sendo constantemente reescrita. Serão trazidas personalidades importantes nessa trajetória, influenciadores e suas famílias para mostrar como a força da referência da marca em sua autoexpressão molda o que estes personagens e a própria Levi's® desejam para os próximos 50 anos, como numa cápsula do tempo.

 

Com tudo isso em perspectiva, a Levi's® estruturou a campanha para esse momento tão especial em torno de diversas ações que se complementam, feitas pelas agências Lema, Messs e Superunion. A marca selecionou seis nomes de cenas e gerações diferentes para protagonizar um editorial, conteúdo central da campanha, que são a apresentadora Didi Wagner, a influenciadora Catarina Gavassi e seu pai, o radialista Zé Luiz, o ator Jonathan Azevedo, e os criadores de conteúdo digital Aisha Mbikila e Lucas Almeida, que tem conceito criativo, produção executiva e casting assinados pela Messs. As personalidades, além de estrelarem as fotos, também vão dividir suas vivências e memórias afetivas com e sobre a marca neste conteúdo, que irá se desdobrar em formatos para social media, desenvolvidos pela Lema no Instagram e Facebook de Levi's® mantendo sempre em vista reforçar as várias narrativas que vem no mote "Carregando Novas Histórias".
 

Numa ação que combina amplificação dos valores da marca e da visibilidade de sua rede de lojas no país, a Levi's® também comemora a 501® e seus 50 anos de Brasil com o Blue Ticket. Quinhentos e um apaixonados pelo modelo mais icônico do jeans vão ganhar de presente seu Blue Ticket, numerado em série como uma obra de arte, correspondendo a uma calça 501®. E, para um grupo seleto dessa lista, não será um modelo tradicional: serão enviadas 501® customizadas por um grupo de artistas brasileiras através da curadoria do Coletivo Tremma (@coletivotremma), que são Cris Conde (@criscondegaleria), Suzana Fernandez (@su_fernandez), Fabiana Queiroga (@queiroga_fabiana), Ana Penso (@anapensobrand), Negrita Modas (@negritamodas), Da Tribu (@datribu) e Maria Virou Átomo (@mariavirouatomo). O grupo também contém influenciadores chave das regiões onde a marca tem lojas franqueadas, que irão receber o Blue Ticket para retirar uma peça 501® na loja de sua cidade, registrando o momento e trazendo atenção para os pontos de venda Brasil afora. Outra parte desses nomes receberá o ticket para retirar sua 501® em qualquer loja da Levi's®. O conceito criativo e a concepção gráfica do Blue Ticket foram realizados pela Superunion e a estruturação do mailing e da iniciativa de store awareness foram feitas pela Lema.

 

Globalmente, a Levi's® reuniu nomes que trazem o novo, a partir de sua autenticidade e perspectiva única em tudo o que fazem, na campanha de 501® Original, para celebrar a data de criação do modelo e a importância dele na moda. O time é composto pela atriz Barbie Ferreira, uma das jovens atrizes mais influentes do mundo hoje e ícone da Geração Z por seu papel no seriado Euphoria, o artista, designer e modelo A$AP Nest, a DJ coreana baseada em Berlim Peggy Gou, o atleta, filantropo e ativista Marcus Rashford e Hailey Bieber, uma das maiores top models da atualidade, que também está à frente de sua própria marca de skincare, a Rhode.

 


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