Ressignificar é a chave: IDA descobre novos caminhos para usar sobras de tricô em sua primeira coleção de upcycling

Dar novos destinos a retalhos de tricô foi o ponto de partida da coleção Trilhas, que chega às lojas de IDA em 18 de abril

 

Foto: Luca Oliva

 

Ressignificar é dar novos sentidos àquilo que nos acompanha em diversos momentos da vida, e é um movimento cada vez mais presente e necessário num mundo em constante mudança. Sempre de olho em processos capazes de tornar a moda mais livre e responsável, IDA partiu desta perspectiva ao elaborar sua primeira coleção cápsula de upcycling, batizada de Trilhas. Surgiu, assim, a história de pedaços de tricô que ganharam vida e se tornaram novas peças, companhias ideais para o Inverno 2022.

 

As criações reproduzem a sensação de liberdade de compor e recompor, pensando em desenhar roupas fora de padrões conhecidos. Isto está em sintonia com o que a marca procura sempre transmitir, desta vez a partir do reaproveitamento de retalhos que seriam descartados da empresa têxtil Patchwork, sua fornecedora desde seu início, em 2019. E isso também traz singularidade para as peças: cada modelo é construído com fragmentos de tricô diferentes, podendo ter distinções singelas entre um e outro que agregam valor especial às roupas e um resultado único para quem veste.

 

A técnica de upcycling usada para esta cápsula reforça a atenção ao impacto positivo e à maior presença da circularidade na moda que IDA carrega em seu DNA. Ao identificar a possibilidade de trabalhar com retalhos sem uso, a equipe de estilo mergulhou num processo singular e minucioso em conjunto com a Patchwork. Foi um período de intensa troca entre o time de criação de IDA e o pessoal da fornecedora. Fotos e vídeos mostram os estudos iniciais até que em reuniões das duas equipes foram acertados detalhes e feitos os encaixes adequados para tirar Trilhas do papel. "Sabemos que não é fácil para nossas fábricas parceiras produzir qualquer coisa que saia do modelo tradicional de confecção, mas a Patchwork entrou nessa de cabeça conosco e se dedicou para fazer acontecer", diz Gabriela Machado, head de estilo da IDA. A criação das peças partiu da harmonização de cores e, com os tons funcionando juntos, os tamanhos dos retalhos eram analisados. Com isso em mente, foram desenvolvidos os modelos a partir do que as dimensões do material permitiam.

 

Trilhas é a coleção que melhor reforça o selo Circularidade que IDA traz em suas práticas, com o reaproveitamento e reutilização de insumos. O mix da coleção tem casacos, blusas e tops em uma cartela de cores que mistura tons de rosa, amarelo, azul e terrosos, unidos aos neutros off white e cinza.

 

O conjunto conta uma história que, em Trilhas, se torna ainda mais especial pela presença do olhar da ressignificação e da transformação. A peça pode ter sido um vestido, uma calça ou outro tipo de roupa, mas teve seus fios de tricô resgatados e transformados para seguir no presente e no futuro.

 

A coleção chega às lojas físicas e e-commerce de IDA no dia 18.04, data que marca o início da semana Fashion Revolution no Brasil. Este é um movimento global criado por profissionais de moda que se sensibilizaram com o acidente do Rana Plaza, em Bangladesh, que matou milhares de trabalhadores da indústria de confecção, no dia 24 de abril de 2013. Desde então, este é o Fashion Revolution Day, que se estende durante uma semana de debates em todo o mundo sobre como tornar a moda mais responsável social e ambientalmente e, neste ano, Trilhas será uma das formas de IDA seguir participando de forma ativa do movimento.

 

Saiba mais

 

Loja Oscar Freire

Rua Oscar Freire, 990, Cerqueira César, São Paulo - SP

(+55 11) 99336-3690

De segunda a sábado, de 10h às 20h

Aos domingos, de 12h às 18h

 

Loja Pátio Higienópolis

Av. Higienópolis, 618, Piso Higienópolis, Higienópolis, São Paulo - SP

(+55 11) 91373-3458

De segunda a sábado, de 10h às 22h

Aos domingos, de 14h às 20h

 

Loja Shopping Morumbi

Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Piso Superior, Loja 232/233, Jardim das Acácias, São Paulo - SP

(+55 11) 98917-3978

De segunda a sábado, de 10h às 22h

Aos domingos, de 14h às 20h

 

Atenção !!!

Você de todo o Brasil, tem um evento especial e não sabe o que usar ?

Consultoria Grátis, Compras e Atendimento Online:






SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso