Moda e sustentabilidade: cuidados com as roupas auxiliam na preservação do meio ambiente

Curso on-line da ABNT esclarece o consumidor sobre o produto que está adquirindo e como cuidá-lo para manter a conservação e durabilidade

 

Texto    Descrição gerada automaticamente

 

A etiqueta é considerada a principal ferramenta do mercado têxtil para orientar os consumidores. Além de trazer informações de fabricação e tamanho, indicam também o passo a passo de lavagem, alvejamento, secagem, forma de passar e outros cuidados, permitindo assim a conservação das peças. E quanto maior for a durabilidade de uma roupa, menor será a possibilidade de descarte, beneficiando não somente o comprador, mas o meio ambiente.

 

Para auxiliar o mercado têxtil a esclarecer ao consumidor sobre o produto que ele está adquirindo e como cuidá-lo da melhor forma, a Associação Brasileira de Normas Técnicas -- ABNT, realiza de 17 a 21 de janeiro, das 19h às 22h, o curso on-line "Etiquetagem de Têxteis com Ênfase na Norma ABNT NM ISO 3758:2013. As inscrições podem ser realizadas no site

 

"O curso apresenta a aplicação da norma de simbologia de cuidados têxteis, suas implicações e relações com a legislação obrigatória de etiquetagens do Mercosul, portaria 118/2021 do Inmetro. As questões de cuidados implicam na conservação e durabilidade das roupas que afetam diretamente a sustentabilidade, incluindo os aspectos de resíduos fibrosos nos efluentes domésticos que a médio prazo aparecerão nos oceanos", explica a idealizadora do curso e superintendente do Comitê Brasileiro Têxtil e Vestuário da ABNT, Maria Adelina Pereira.

 

O curso é voltado aos profissionais técnicos e administrativos ligados à qualidade, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente, nas empresas fabricantes de fios, tecidos e etiquetas, confecções e lavanderia e indústria da moda.

 

As aulas serão realizadas por meio da plataforma Zoom e abordarão aspectos como: histórico da Lei de etiquetagem e da norma de simbologia; a Portaria INMETRO (nº 7 de maio de 2020) nº 118 de 11 de março de 2021, o Regulamento Mercosul e as Normas da ABNT; as normas vigentes, legislação atualizada, etiquetas em amostras, além de exemplos de erros e acertos para verificar como apresentar a simbologia corretamente.

 

Os participantes terão acesso ainda a Norma ABNT NBR NM ISO 3758:2013 e a uma apostila com conceitos abordados durante o curso. As informações para acesso ao material didático em versão digital serão fornecidas no e-mail de confirmação do curso. Além disso, será indicado o link para download da apostila e os dados de acesso à ABNT Coleção com as normas disponibilizadas no curso.




MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Além das tendências de moda: peças clássicas ajudam a montar looks modernos

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso