Tendência: entenda por que a calça cáqui é a nova queridinha do momento

Conheça mais sobre a história da calça cáqui e os motivos de sua popularidade atual. Foto: Pexels


Você tem uma calça cáqui? Sabe por que ela é tão popular nos dias atuais? E por que é considerada uma peça tão versátil? Hoje, vamos falar sobre a famosa calça cáqui, um item bastante utilizado por homens e mulheres, e vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a peça. Continue conosco para saber mais!


O termo “cáqui”


Antes de conhecermos mais detalhes sobre a calça cáqui, é necessário entender de onde surgiu esse termo. Na realidade, “cáqui” é o tom da calça, sendo um tom de bege. O nome do estilo é chino, confeccionado em sarja e lembrando calça de alfaiataria. De forma geral, ambos os nomes podem ser utilizados, embora o termo cáqui seja mais comum.


O “cáqui”, ou “khaki”, significa “poeira” em hindi. Trata-se de um tom de bege e marrom, mais claro e opaco, que camufla muito bem, o que contribuiu para sua origem. Entenda mais sobre a origem da calça cáqui logo em seguida.


História da calça cáqui


A calça cáqui, ou chino, tem origem militar. Existem muitos outros estilos e peças que hoje fazem parte do universo da moda que surgiram no exército.


Inicialmente, a calça cáqui foi usada pelo exército britânico, por volta do século XIX. Mas o sucesso foi tanto que a calça conquistou outros adeptos, também sendo utilizada pelos exércitos durante a Guerra Hispano-americana. 


Já o nome como hoje conhecemos é graças aos espanhóis, que batizaram a calça como “pantalones chinos”, porque era fabricada na China. Algum tempo depois, os americanos reduziram a expressão para “chino”.


As guerras acabaram, e os soldados voltaram para suas casas carregando as calças cáqui. Como era de um modelo prático e confortável, logo a peça ganhou mais adeptos, incluindo homens que não faziam parte do exército.


Como a peça entrou no mercado?


Como dissemos acima, os próprios militares introduziram a calça, inclusive entre os civis.


Mas, nos anos 1970, designers famosos como Ralph Lauren e Tommy Hilfiger popularizaram ainda mais a peça, que passou a ser utilizada também por americanos que pertenciam à classe alta.


Em meados dos anos 1990, a calça perdeu um pouco de sua popularidade, passando a ser mais utilizada e associada a homens de meia-idade.


Como a calça chino é vista atualmente?


Foi a partir dos anos 2000 que a calça cáqui voltou a ser destaque. Isso ocorreu graças à remodelagem feita na peça, que passou a ter um modelo slim fit, valorizando a silhueta. Desde essa época e até hoje, o item vem ganhando cada dia mais espaço, ocupando, atualmente, uma posição de bastante destaque, ganhando outras versões e modelagens.


Por que a calça cáqui é tão versátil?


A calça cáqui proporciona uma grande diversidade de possibilidades, tanto para homens como para mulheres. Além disso, tem várias vantagens, como:

  • Design clean e elegante
  • Calça neutra, sendo bastante fácil de combinar
  • Permite desde combinações mais criativas e casuais, até as mais formais
  • Versátil para diversas ocasiões
  • Tecido confortável e fresco
  • Peça atemporal, usada há bastante tempo, mas ainda bem atual, além de combinar com pessoas de diferentes idades


Por esses e outros motivos, é considerada uma peça curinga para se ter no guarda-roupa. 


A calça cáqui vai além do jeans, sendo uma excelente opção para variar nos looks e ainda fornecer bastante conforto. Mas, se você ainda quiser utilizar o jeans, você pode colocá-lo na parte de cima do look, combinando camisa jeans com calça cáqui, por exemplo.


Lembrando que, para ornar com a calça, escolha peças que vistam bem e tenham bom caimento.


E, caso você queira comprar sua primeira calça cáqui, a recomendação é escolher um modelo tradicional, slim e mais clean.



Fonte: Costa Norte





SIGA @LOJASAISON NAS REDES SOCIAIS :

MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Além das tendências de moda: peças clássicas ajudam a montar looks modernos

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso