Uma nova alternativa ao nylon e poliéster promete revolucionar a moda

A AeoniQ promete deixar a moda mais sustentável. Foto: Reprodução


A tecnologia tem sido uma forte aliada na corrida da moda contra seus impactos, especialmente com o desenvolvimento de novas matérias-primas, como os couros à base de cogumelocacto ou abacaxi. E agora a boa notícia é que a HeiQ acaba de divulgar um novo produto que promete revolucionar a indústria!


Batizado de AeoniQ, o fio de celulose desenvolvido pela empresa suíça pode ser produzido a partir de algas e bactérias. Esta nova fibra promete ser uma excelente alternativa ao nylon e poliéster, pois é derivada de biopolímeros celulósicos de terceira geração, que nada mais são que compostos químicos produzidos a partir da ação de seres vivos.


Além disso, seu processo de produção utiliza 99% menos água que as fibras sintéticas e ele pode ser reciclado repetidamente sem perder qualidade. Atualmente, seu preço por metro quadrado está sendo negociado a US$ 5 (cerca de R$ 28) e a Lycra já embarcou no projeto como parceira! Os “pilotos” (protótipos) de produtos comerciais devem ser apresentados já no primeiro semestre de 2022!


indústria têxtil é uma das que mais impactam negativamente o planeta, em grande parte por causa das fibras sintéticas que necessitam de beneficiamentos e quantidades enormes de água pra serem produzidas. Além disso, materiais como o nylon e poliéster podem levar séculos pra se decompor no meio ambiente e sua reciclagem é extremamente complexa, prejudicando diferentes ecossistemas e colocando nosso futuro em risco. Por isso a necessidade de novas alternativas mais eco-friendly!


Fonte: Lilian Pacce

MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso