Os acessórios em pelúcia são a tendência mais fofa do momento
Descubra mais sobre o estilo romântico e leve que é aposta dos designers de moda para a primavera e verão de 2022
Não é de hoje que as pessoas idealizam um plano de escapar da vida na cidade. Lorenzo Merlino, estilista e professor de moda na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), explica que, desde o começo do século 18 é possível observar textos retratando a natureza como fonte de uma experiência libertadora e sublime.
"Tudo isso que começa em um ponto de vista mais literário e filosófico acaba inspirando a moda do final do século 18. Começa, então, um abandono das estruturas como os corpetes, por exemplo. Os vestidos ficaram mais soltos, feitos de algodão e com estampas que lembravam flores do campo", é o que conta Lorenzo.
Desde então, essa idealização da natureza como um lugar de abrigo onde existe a possibilidade de uma vida mais calma e simples nunca deixou o imaginário das pessoas. Mas, nos últimos dois anos, o estilo cottagecore voltou com tudo para os guarda-roupas e passarelas.
Leveza e romantismo
As roupas que se encaixam nessa estética costumam ter ares românticos e leves. Os tecidos naturais como algodão e linho ajudam a dar fluidez aos vestidos longos e alcançar o visual de "menina do campo". As mangas bufantes, saias longas, camisetas floridas ou em qualquer outra estampa que faça referência à natureza geralmente auxiliam na composição do look.
Quem dá mais dicas é Jaqueline Hagiwara, consultora de imagem e estilo: "tudo que é feito à mão também ficou muito em alta. Inclusive esse estilo incentiva também as coisas feitas por você mesma. Pintar, fazer crochê, tudo isso vem à tona. Tanto é que o crochê está super em alta agora".
Fonte: CB