Os acessórios em pelúcia são a tendência mais fofa do momento

Descubra mais sobre o estilo romântico e leve que é aposta dos designers de moda para a primavera e verão de 2022


Reprodução


Desacelerar a rotina. Focar nas coisas simples da vida. Entrar em contato com a natureza. A estética que segue esses valores tem nome: cottagecore. O movimento é cultural e idolatra o conceito de uma vida autossuficiente, prezando pela harmonia com o ambiente. Na moda, essa tendência se apresenta com o resgate dos tecidos naturais, saias longas e estampas florais.

Não é de hoje que as pessoas idealizam um plano de escapar da vida na cidade. Lorenzo Merlino, estilista e professor de moda na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), explica que, desde o começo do século 18 é possível observar textos retratando a natureza como fonte de uma experiência libertadora e sublime.

"Tudo isso que começa em um ponto de vista mais literário e filosófico acaba inspirando a moda do final do século 18. Começa, então, um abandono das estruturas como os corpetes, por exemplo. Os vestidos ficaram mais soltos, feitos de algodão e com estampas que lembravam flores do campo", é o que conta Lorenzo.

Desde então, essa idealização da natureza como um lugar de abrigo onde existe a possibilidade de uma vida mais calma e simples nunca deixou o imaginário das pessoas. Mas, nos últimos dois anos, o estilo cottagecore voltou com tudo para os guarda-roupas e passarelas.

Leveza e romantismo

As roupas que se encaixam nessa estética costumam ter ares românticos e leves. Os tecidos naturais como algodão e linho ajudam a dar fluidez aos vestidos longos e alcançar o visual de "menina do campo". As mangas bufantes, saias longas, camisetas floridas ou em qualquer outra estampa que faça referência à natureza geralmente auxiliam na composição do look.

Quem dá mais dicas é Jaqueline Hagiwara, consultora de imagem e estilo: "tudo que é feito à mão também ficou muito em alta. Inclusive esse estilo incentiva também as coisas feitas por você mesma. Pintar, fazer crochê, tudo isso vem à tona. Tanto é que o crochê está super em alta agora".


Fonte: CB

MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso