5 tendências de verão que atravessam temporadas



A cada verão, novas tendências surgem para repaginar a estação e fazê-la parecer única. É assim com todas as estações, temporada após temporada, na verdade. E essa é uma das coisas que a gente mais ama na moda.


Sim, as tendências geram desejo, reforçam o consumismo e não favorecem em nada o comportamento sustentável. É preciso sempre lembrar disso. Porém, não podemos deixar de lado um outro aspecto: algumas tendências têm o papel de retratar o contexto social, cultural e histórico de uma época.


A minissaia é um ótimo exemplo. A peça se tornou tendência na década de 60, enquanto movimentos feministas se expandiam pelo mundo e reforçavam a luta pela igualdade de direitos para as mulheres e principalmente pela liberdade de expressar sua sexualidade e ter autonomia sobre o próprio corpo.


Muita gente não conhece essa história, mas isso não muda o fato de a minissaia ter se se tornado um ícone no armário feminino – e na história – que nunca sai de moda. E esse é apenas um exemplo. Várias outras tendências venceram a frivolidade e garantiram lugar permanente no nosso guarda-roupa.


Elas são garantia de um visual atemporal e de uma moda mais sustentável. São peças que imprimem estilo e rendem looks incríveis ano após ano, propostas clássicas que de alguma forma estão sempre entre as queridinhas do momento.


Separamos cinco delas para você tirar já do armário e curtir o verão esse ano e em todos os que vierem pela frente. Confira!


Kimono



Quem tem dúvidas de que o kimono é o agasalho oficial do verão? Leve, prático e cheio de personalidade, a peça te aquece na medida certa nos dias e noites de temperaturas mais baixas. E para quem curte sobreposições em qualquer ocasião, os kimonos são a terceira peça ideal para o verão pois permitem criar camadas sem aumentar muito o calor.


Listras



Direto dos uniformes dos marinheiros franceses, as listras conquistaram a moda na década de 1920 e desde então não ficam mais para trás. Coco Chanel foi a grande responsável por trazer a estampa direto dos decks para o lugar de ícone fashion. Talvez seja por conta dessa relação histórica com o mar que a estampa seja tão forte no verão. E não se engane: apensar de nos uniformes que inspiraram a tendência as listras aparecerem apenas nas camisas, a estampa dominou todas as peças possíveis e imagináveis.


Boho



Repleta de elementos característicos dos anos 70, a influência do estilo boho é nítida sobre a estética do verão, mesmo que a tendência não seja mencionada claramente com esse nome. Explico. O estilo boho é marcado por tecidos naturais, roupas esvoaçantes, modelagens amplas, florais e estampas étnicas, acessórios artesanais... tudo que a gente pensa quando imagina um fim de semana na praia ou uma tarde de sol ao ar livre.

A estética boho tem fortes influências hippies, por isso normalmente remete a tons neutros claros e uma carinha meio vintage. Mas é possível apostar numa proposta mais moderna com espaço até para o preto, sem se afastar das referências do estilo.


Floral



Outro clássico que estampas os verões é o floral. Sim, a estampa é fortemente associada à primavera por razões óbvias. Mas por conta da proximidade entre si, a estação sempre acaba emprestando suas flores ao verão. As semelhanças em termos de temperatura também favorecem essa permuta e os florais tomam contam dos tecidos leves e das modelagens fluidas que refrescam a estação mais quente do ano.


Mini



É claro que o comprimento mini não ficaria de fora dessa lista. Hot trend desde os anos 60 e presente confirmada todo ano, o ano todo, os minis sempre dominam as ruas no verão. Saias, shorts, vestidos, macaquinhos... tudo mini para garantir um look livre, leve, solto e cheio de estilo.


Fonte: Yahoo

MAIS ACESSADAS NO SITE::

Moda sustentável: Qual a importância dela na atualidade ?

Marrom é o novo preto: cor é tendência no outono-inverno

Mais moderna e descontraída, Marisa apresenta nova coleção de jeans

Artistas e mundo da moda multiplicam possibilidades e ganhos no metaverso